Valter Pereira lembra exemplo de dignidade legado por Ramez Tebet



"Ouço a campainha tocar, alertando-me sobre o meu tempo, mas o que está tocando é a campainha do meu coração. Permita-me! Eu não quero parar."

Em 17 de outubro de 2006 - um mês antes de falecer, vítima de um câncer - , o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) pedia à Mesa mais tempo para concluir aquele que seria seu último pronunciamento. Cerca de um ano depois, nesta quarta-feira (7), seus colegas se revezaram na tribuna para homenagear sua memória.

Num Plenário cheio de familiares, amigos e discípulos do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), onde reinava o clima de comoção e saudade, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) iniciou seu pronunciamento em saudação ao então titular da vaga que hoje ocupa no Senado Federal louvando "o exemplo dedignidade, amizade, companheirismo e fidelidade aos mais virtuosos princípios políticos" legados por aquele que foi, em sua opinião, "um dos mais importantes homens públicos do Brasil".

- Se eu tivesse que destacar os mais importantes atributos da personalidade de nosso homenageado, o que eu mais destacaria seria seu espírito conciliador, o profundo respeito que devotava às pessoas, o elevado padrão ético de sua conduta e a extraordinária lealdade com que distinguia seus amigos e companheiros - pontuou o senador.

Tebet completaria 71 anos nesta quarta-feira. Valter Pereira, idealizador da homenagem, lembrou a trajetória do correligionário, que iniciou sua vida pública em 1974, como prefeito de Três Lagoas (MS), sua cidade natal.Antes, na década de 50, deixara a cidade para cursar a faculdade de Direito no Rio de Janeiro, onde costumava aproveitar o tempo livre para assistir, no Palácio Tiradentes, aos discursos de políticos como Fernando Ferrari, Alberto Pasqualini, Otavio Mangabeira, Afonso Arinos, Gustavo Campanema e Carlos Lacerda.

Tebet voltou à cidade após a conclusão do curso, continuou Valter Pereira, e exerceu com afinco sua atividade profissional como advogado, professor e promotor público, o que o levou à ascensão política. Ao longo de sua carreira pública, foi deputado, vice-governador, coordenador da Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste, ministro da Integração Nacional e presidente do Senado Federal (2001-2003).

- Mais importante do que os cargos que exercera com tanta responsabilidade era a autenticidade de seu comportamento pessoal. Mesmo nos píncaros da glória, Ramez não perdera a humildade, não deixara de ouvir os velhos amigos, não guardava ressentimentos e sabia reconhecer as virtudes das pessoas por mais simples que fossem - disse Valter Pereira.

Entre as principais contribuições de Tebet como parlamentar, Valter Pereira destacou a Lei 11.101/2005, que relatou na Comissão de Assuntos Econômicos e em cujos termos foram estabelecidos critérios para a recuperação de empresas, e, em conseqüência, para a preservação de milhares de empregos fadados ao desaparecimento.

Valter Pereira também citou a luta de Tebet pela criação da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), idealizada pelo senador José Sarney (PMDB-AC) e implantada graças à firmeza e à determinação do homenageado durante o período que ocupou a Presidência do Senado.

Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) disse que via em Tebet "um homem público probo, acatado, sério, que sempre mirou o bem comum", dotado de uma "grande provisão de humanismo". Para ele, alguém como o senador homenageado faz muita falta num contexto de erosão das instituições republicanas.

Já o senador José Sarney (PMDB-AC) destacou os exemplos de lealdade pessoal, trabalho e "grande sentimento pela atividade legislativa". De acordo com Sarney, Tebet, como grande jurista, sabia bem como aplicar seus conhecimentos à sua atividade parlamentar.

- Tebet era um grande homem público, de destacadas virtudes cívicas. O país lhe deve muito por tudo o que ele fez no Congresso Nacional e na administração pública - disse.

José Sarney também lembrou o amor que Ramez Tebet tinha por seu estado.

- O Mato Grosso do Sul esteve sempre em seu coração - afirmou.



07/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira lembra exemplo de amizade, companheirismo e fidelidade de Ramez Tebet

Valter Pereira lembra Ramez Tebet

Valter Pereira registra homenagem da Unilegis a Ramez Tebet

Válter Pereira, suplente de Ramez Tebet, toma posse no Senado

Valter Pereira presta homenagem nos quatro anos de morte de Ramez Tebet

Tebet foi exemplo de dignidade e honestidade, diz Mão Santa