Valter Pereira pede regulamentação de atividades de alto risco
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse nesta quinta-feira (14) que o Brasil, ao despontar no cenário internacional como grande produtor de petróleo, deve usar o resgate de 33 mineiros chilenos, que viveram 69 dias debaixo da terra, como ponto de partida para uma reflexão sobre a regulamentação de atividades econômicas complexas e de alto risco.
Citando informações sobre a estratégia do Chile de manter uma política anticíclica com reserva extra na alta do cobre para compensar eventuais reveses econômicos, o parlamentar afirmou não ter notado preocupação marcante, no Brasil, com relação à poupança para suportar riscos associados à produção de petróleo.
Valter Pereira alertou para o fato de que, em abril deste ano, um grande acidente ocorreu numa plataforma de petróleo da British Petroleum (BP) no Golfo do México, com desastre ambiental de grande dimensão na região.
- Ao mesmo tempo em que nós cumprimentamos as autoridades e a população chilena, especialmente os familiares e as vítimas, nós queremos concitar a todos para esse debate e as autoridades para começarem a planejar as medidas indispensáveis à segurança das pessoas que trabalham em atividades de tamanho risco - afirmou.
O senador elogiou a transparência do governo do presidente chileno, Sebastián Piñera, que tornou público o drama dos mineiros. O caso da mina de San José, segundo Valter Pereira, está propiciando ao mundo grandes ensinamentos em diferentes campos: na gestão de riscos; na política de segurança; nas áreas médica, psicológica e comportamental; e na tecnologia de resgate.
14/10/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira pede regulamentação de decisões do STF sobre demarcação de terras indígenas
Valter Pereira diz que CRA discutirá alto preço dos insumos e dos combustíveis
Valter Pereira diz que soberania da Amazônia corre risco
Valter Pereira anuncia projeto de resolução para regular atividades do Conselho de Ética
Valter Pereira alerta para risco de migração de bandidos cariocas para outros estados
Valter Pereira pede cautela diante da crise nos EUA