Valter Pereira anuncia projeto de resolução para regular atividades do Conselho de Ética



Ao discursar nesta segunda-feira (16) em Plenário, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) anunciou que vai apresentar um projeto de resolução com o objetivo de disciplinar as atividades e trabalhos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que ainda não possui regimento próprio. Para o senador, o projeto é um "verdadeiro código de processo", com o objetivo de proporcionar o bom funcionamento do colegiado.

VEJA MAIS

- Quando entra uma denúncia ou uma representação para ser apreciada pelo Conselho de Ética é um deus-nos-acuda, porque não há um conjunto de regras que oriente os direitos, que deixe claro as prerrogativas tanto do acusado como também aquelas do próprio Senado - justificou.

Valter Pereira também comentou recente pesquisa do DataSenado sobre a chamada reforma política. A pesquisa entrevistou 1.094 eleitores das 27 capitais do país e colheu opiniões sobre o voto obrigatório, a fidelidade partidária, financiamento público de campanhas e suplência de senadores, entre outros.

Quanto ao voto obrigatório, analisou o senador, 61% dos entrevistados disseram-se contra a obrigatoriedade, e apenas 36% a favor.

- Será um recado de que chegou a hora de deixar de obrigar o eleitor a votar? Esse contingente silencioso está comparecendo às urnas contra a sua vontade - disse Valter Pereira.

Outro resultado da pesquisa, acrescentou o parlamentar, é de que 57% acreditam que as eleições no Brasil deveriam ser realizadas, de maneira unificada, apenas de quatro em quatro anos. Já quanto aos suplentes de senador, 72% dos entrevistados preferem que os suplentes sejam eleitos separadamente, ao contrário do que acontece atualmente, com os suplentes sendo eleitos junto com os senadores.

A pesquisa também apontou que 61% dos entrevistados acham que o parlamentar deve ser obrigado a permanecer pelo menos três anos no partido pelo qual se elegeu.



16/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira apresenta proposta de regimento para o Conselho de Ética

Valter Pereira comemora aprovação de novas regras para o Conselho de Ética do Senado

Valter Pereira explica porque deixou o Conselho de Ética

Valter Pereira comemora resolução de impasse na prefeitura de Cassilândia (MS)

Valter Pereira pede regulamentação de atividades de alto risco

Valter Pereira afirma que caso Arruda reflete crise ética que se espalha por todo o país