Valter Pereira pede seriedade na apuração de denúncias contra parlamentares
Ao comentar pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo atestando o descrédito da população com a classe política, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) cobrou do Congresso Nacional uma postura mais firme e ágil na apuração de denúncias de corrupção e desvio de verbas públicas envolvendo parlamentares.
Destacando o fato, indicado pelo estudo da USP, da fragilização dos principais pilares da democracia - o Congresso e os partidos políticos - Valter Pereira alertou para a necessidade de os políticos não se deixarem influenciar pelo corporativismo no julgamento de seus pares, se perdendo em "elucubrações e hesitações".
- A crise que se instalou com as denúncias contra os dois senadores [Renan Calheiros (PMDB-AL) e Joaquim Roriz (PMDB-DF)] tem se revelado um forte insumo para a escalada de descrédito desta Casa. A restauração do conceito da instituição depende de como será o desfecho de toda essa crise - disse.
Valter Pereira considerou acertada a decisão da Mesa de devolver o processo contra Renan ao Conselho de Ética. Ele observou que qualquer decisão diferente acarretaria mais desgastes ao Senado Federal.
Comentando a renúncia de Joaquim Roriz, Valter Pereira julgou a atitude do correligionário fundamental para reduzir as tensões que vêm perturbando a tranqüilidade da Casa.
Cassilândia
Ao final de seu pronunciamento, Valter Pereira denunciou abusos supostamente cometidos pela juíza de direito de Cassilândia (MS) que, após afastar o prefeito e o vice-prefeito da cidade, suprimiu a Câmara de Vereadores, e designou um outro juiz de direito para assumir a prefeitura.
05/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM pede apuração de denúncias contra peemedebistas
ADEMIR PEDE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS CONTRA O GRUPO C.R. ALMEIDA
OSMAR DIAS PEDE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA NO PARANÁ CONTRA MST
Simon pede apuração de denúncias de ACM
Suplicy pede apuração de denúncias e transparência
HELOISA PEDE APURAÇÃO DAS DENÚNCIAS DE ACM E DE JADER