Valter Pereira registra a passagem do Dia do Advogado
Em pronunciamento nesta quinta-feira (9), em Plenário, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) saudou a passagem do Dia do Advogado e dos 180 anos de criação dos cursos jurídicos no país, a serem comemorados neste sábado (11). A instituição dos cursos nascidades de São Paulo e Olinda (PE), determinada pelo imperador Dom Pedro I, representou uma tomada pela liberdade e soberania do país, na avaliação do senador pelo PMDB do Mato Grosso do Sul.
- Não se trata de simples homenagem à categoria profissional ou atividade de notável longevidade. Acontece que a advocacia é a ferramenta da liberdade e a guardiã do Direito. Daí sua presença marcante na história do Brasil. Ao fundar os dois primeiros cursos, apenas cinco anos após a Independência, Dom Pedro I enviou uma mensagem muito clara à metrópole. A partir daquele momento, nos consolidávamos como uma nação autodeterminada, soberana e livre, capaz de formar os seus próprios jovens e zelar pelas suas próprias leis e valores - avaliou.
Valter Pereira contou que lei imperial de 11 de agosto de 1827 criou conjuntamente a Faculdade de Direito de Olinda e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Esta última teve entre seus estudantes dez alunos que mais tarde se tornariam presidentes da República, entre eles Prudente de Morais, Afonso Pena e Artur Bernardes, além de personalidades ilustres como Rui Barbosa, Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco,Monteiro Lobato e Castro Alves. Em 1934, a faculdade seria finalmente incorporada à então recém-criada Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Valter Pereira, a antiga Faculdade de Direito de Olinda foi transferida em 1854 para a capital pernambucana, tornando-se a renomada Faculdade de Direito do Recife. Ainda hoje, segundo ele, a instituição é uma das principais faculdades do país, tendo sido responsável pela formação de alguns dos mais conhecidos juristas e intelectuais do país, como Joaquim Nabuco, Nilo Peçanha, Epitácio Pessoa, Clóvis Beviláqua, João Pessoa, Assis Chateaubriand, Barbosa Lima Sobrinho e Ariano Suassuna.
- O caminho de excelência trilhado pelas faculdades de São Paulo e de Pernambuco foi seguido por tantas outras nesses últimos 180 anos. Verdadeiras usinas da cidadania, os cursos de Direito transformaram-se em poderosas trincheiras nas lutas pelos direitos civis, pelas liberdades individuais, pelos valores democráticos e pela justiça social. Não há episódio na evolução das instituições políticas e sociais do Brasil que não tenha contado com a participação preponderante de um jurista, de um advogado, de um juiz de direito, de um promotor - afirmou.
09/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira contesta Simon sobre projeto que trata da inviolabilidade de escritório de advogado
Valter Pereira registra ingresso de Marco Maciel no IHGB
Valter Pereira registra homenagem da Unilegis a Ramez Tebet
Valter Pereira registra presença em Plenário e homenageia ex-senador Wilson Martins
Valter Pereira registra aumento de recursos para agricultura, mas teme não ser suficiente para a demanda
Valter Pereira critica precariedade do SUS