Vanessa defende mobilização pelos direitos do trabalhador doméstico



O Dia da Empregada Doméstica, comemorado nesta sexta-feira (27), foi lembrado nesta quinta, em Plenário, pela senadora Vanessa Grazziotin (PCoB-AM). Mais do que saudar a categoria, que reúne cerca de 8 milhões de trabalhadores no país, a maioria de mulheres, a parlamentar reiterou a necessidade de lhes estender os direitos sociais já garantidos aos demais profissionais.

Vanessa assinalou como exemplo de ação em prol das domésticas a apresentação de projeto de lei, de sua autoria, que reduz e equipara em 5% a alíquota de contribuição previdenciária de empregados e empregadores do setor (PLS 189/2011). Segundo informou, essa alíquota já vem sendo aplicada aos microempreendedores individuais.

– Isso deve ampliar a formalização do trabalho doméstico, suprindo as perdas de recursos da Previdência com a redução da alíquota – avaliou.

A senadora também defendeu a aprovação de proposta do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que permite a dedução do salário pago ao empregado doméstico do Imposto de Renda da Pessoa Física (PLS 270/11). Ela comentou ainda a disposição do governo brasileiro de ratificar convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que garante ao empregado doméstico os mesmo direitos dos demais trabalhadores.



26/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Representante de secretaria para as mulheres defende ampliação dos direitos do trabalhador doméstico

OIT define trabalho doméstico e recomenda adoção de políticas que garantam direitos do trabalhador

Vanessa Grazziotin defende Cuba de críticas por desrespeito aos direitos humanos

EMÍLIA DEFENDE NOVA CARTA INTERNACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS

Em sessão especial pelos direitos humanos, Nery defende estudantes que protestam contra aumento de parlamentares

Pagamentos de trabalhador doméstico só poderá ser deduzido do IR até 2012