Vanessa Grazziotin contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) rebateu em Plenário, nesta quinta-feira (12), críticas feitas pelo senador Alfredo Nascimento (PR-AM) a convênio assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas para a pavimentação da BR-317, no trecho que liga o município de Boca do Acre (AM) ao estado do Acre.
Alfredo Nascimento havia acusado a Secretaria de Infraestrutura do Amazonas de executar a obra sem a obtenção de licenciamento ambiental e apontou também a possibilidade de superfaturamento no contrato.
Apresentando documentos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Vanessa Grazziotin repeliu a acusação de falta de licenciamento ambiental e informou que a obra já está concluída numa extensão de 65,12 quilômetros em segmentos situados fora de terras indígenas.
Segundo ela, o restante da obra não pode ainda ser concluído porque o próprio colegiado do DNIT encontrou irregularidades no convênio firmado para a execução da obra e, por isso, assumiu a responsabilidade pela estrada.
Vanessa Grazziotin afastou também a denúncia de superfaturamento, lembrando que o custo de R$ 1,3 milhão por quilômetro na parte da rodovia construída no estado do Acre foi bem maior que o de R$ 767 mil por quilômetro praticado no trecho dentro do estado do Amazonas.
— Muito me estranha o senador [Alfredo Nascimento] tratar esse problema como se nada tivesse em relação ao caso. Isso porque quando o convênio da estrada foi assinado em abril de 2009, e o término em abril de 2011, era ele que exercia o cargo de ministro dos Transportes — disse.
12/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin contesta declarações de secretário da Fazenda de SP
Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas
Vanessa Grazziotin lamenta ocorrência de novas enchentes no Amazonas
Vanessa Grazziotin registra criação de centros recreativos no Amazonas
Vanessa Grazziotin anuncia vacina contra HPV gratuita no Amazonas
Vanessa Grazziotin comemora decisão de ministro do STF favorável ao Amazonas