Vanessa Grazziotin anuncia vacina contra HPV gratuita no Amazonas
Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou em Plenário o anúncio do governo do Amazonas de que oferecerá gratuitamente a vacina contra papilomavírus humano (HPV) para meninas entre 11 e 14 anos.
Vanessa Grazziotin contou que na segunda-feira (4), junto a secretárias estaduais e representantes de movimentos feministas, se reuniu como governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), para debater as campanhas contra o câncer de colo de útero, uma vez que estado registra a maior incidência da doença no país e sua capital, Manaus, registra o maior número de casos de HPV.
Na reunião, disse a senadora, o governador antecipou que, possivelmente nesta sexta-feira (8), será anunciada a garantia, na rede pública de saúde, da vacina contra HPV para todas as meninas entre 11 e 14 anos.
A senadora destacou que a distribuição da vacina na rede pública foi adotada pelo Distrito Federal este ano, "de forma pioneira". No Amazonas, no entanto, avaliou, a resposta será mais significativa não somente pelo contingente populacional do estado, mas também por ser o campeão da doença no Brasil.
- Sabemos das dificuldades de adoção da medida seja pela extensão territorial do estado ou para o preparo dos profissionais que irão manejar a vacina, mas não tenho dúvida de que este passo é importante não só para o Amazonas como para o Brasil como um todo. Com a decisão do governador, estaremos mostrando ao país e ao mundo que é possível mudar as estatísticas, basta uma decisão política – afirmou ela.
Em um alerta sobre a situação do Amazonas, Vanessa Grazziotin divulgou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), segundo os quais em 2011 o Brasil registrou 18 mil novos casos de câncer de colo de útero sendo mil deles no Amazonas. O estado teve ainda 180 mortes provocadas pela doença. Segundo a senadora, o HPV é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo e evolui para o câncer de colo de útero, na maioria da vezes, e também para câncer de pênis, de vulta, de ânus e até câncer bucal.
- Se conseguirmos imunizar meninas antes de sua iniciação sexual, estaremos construindo um país mais saudável, livre do câncer de colo de útero – defendeu a senadora, que também pediu à Câmara dos Deputados que aprove seu projeto (PL 4483/2012) para que a vacina contra HPV seja disponibilizada na rede pública de todo o país.
Bertha Lutz
Vanessa Grazziotin também convidou a todos os senadores a participarem nesta quarta-feira (6), às 11h, da 12ª solenidade de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, em homenagem a mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A sessão solene será no Plenário do Senado Federal.
A senadora cobrou uma reforma política que amplie a participação da mulher na política. Atualmente, as mulheres ocupam no Brasil pouco mais de 10% da representatividade política quando, em países de democracia menos consolidada, esse número chega a 30%. No Senado, por exemplo, são apenas oito senadoras entre as 81 vagas. Na Câmara dos Deputados são 45 deputadas entre 513 parlamentares.
- Precisamos ter um compromisso com o Brasil e entender que um dos indicadores da democracia é o grau de inserção de gênero não apenas no mercado de trabalho, mas nos graus de poder, onde são tomadas as decisões – argumentou.
Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) concordou com a baixa participação feminina na política e acrescentou que, no Judiciário, a hegemonia masculina é ainda maior – apenas duas ministras no Supremo Tribunal Federal e cinco no Superior Tribunal de Justiça.
05/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amazonas está em estado de alerta contra a dengue, informa Vanessa Grazziotin
Vanessa Grazziotin lamenta que violência contra a mulher seja fato comum no Amazonas
Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas
Vanessa Grazziotin contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas
Vanessa Grazziotin lamenta ocorrência de novas enchentes no Amazonas
Vanessa Grazziotin registra criação de centros recreativos no Amazonas