Vanessa Grazziotin defende relator do Código Florestal na Câmara



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (25), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu o trabalho do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) na relatoria do projeto de reforma do Código Florestal, aprovado um dia antes na Câmara.

A senadora criticou o jornal Folha de S. Paulo por ter publicado que o novo Código Florestal permite a anistia de desmatamento antigo. A parlamentar amazonense disse ter ouvido de Aldo Rebelo que ele redigiu uma carta para refutar as afirmações da matéria.

Com base em informações do deputado, a senadora afirmou que o novo texto do código, conforme aprovado na Câmara, prevê que "as multas e as autuações ficarão suspensas até que os donos das áreas se inscrevam em programa de regularização ambiental".

- O que o governo quer não é a multa e, sim, a recuperação da área - afirmou.

A senadora também considerou improcedentes as críticas de que o novo código permite atividades em áreas de preservação permanente (APPs). Segundo Vanessa Grazziotin, o artigo que trata do assunto prevê que a "intervenção ou supressão de vegetação nas APPs ocorrerá apenas em casos de baixo impacto ambiental previstos em lei" e ainda depende de regulamentação.

A parlamentar disse que o Brasil é um exemplo para o mundo em termos de preservação ambiental, mas reconheceu que o clima da aprovação do novo Código Florestal na Câmara foi tenso e "não muito bom" para o parlamento brasileiro.

- Tenho certeza de que a maturidade dos senadores e das senadoras vai nos levar a um debate maduro e tranquilo, quando a matéria chegar ao Senado - afirmou. 

Apartes 

Em apartes, os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Jayme Campos (DEM-MT) apoiaram o pronunciamento da senadora Vanessa Grazziotin. O senador José Pimentel (PT-CE) disse que o Senado precisa ter "a grandeza de entender que precisa melhorar o texto aprovado pela Câmara". O senador João Pedro (PT-AM) afirmou que é preciso tranquilidade para contribuir com o debate.

- Podemos melhorar o texto da Câmara e fazer um código comprometido com o futuro do Brasil - afirmou João Pedro.



25/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin diz que Código Florestal deve ser votado até final do ano

Petecão elogia relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados

Rollemberg defende veto a partes do Código Florestal aprovado pela Câmara

Jorge Viana defende veto de Dilma ao Código Florestal aprovado pela Câmara

Paulo Davim critica relatório de Aldo Rebelo e defende adiamento da votação do Código Florestal na Câmara

Vanessa Grazziotin lê nota do PCdoB na Câmara contra 'precarização do trabalho'