Vanessa Grazziotin diz que ministro Orlando Silva e PCdoB são alvo de calúnias




Em pronunciamento nesta terça-feira (18) a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu o ministro do Esporte, Orlando Silva, também do PCdoB, que é alvo de denúncias de irregularidades em convênios realizados pelo ministério. O ministro será ouvido na quarta-feira (19) pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em audiência conjunta a partir das 14 horas.

Nos últimos dias, têm sido publicadas reportagens com denúncias de corrupção no programa Segundo Tempo, que repassa recursos para incentivar a prática de esportes entre crianças de baixa renda.De acordo com denúncias feitas pelo ex-policial militar João Dias Ferreira, que foi filiado ao PCdoB, o ministro teria recebido dinheiro desviado do programa em troca da liberação de recursos para uma organização não governamental.

A senadora afirmou que, além de não apresentar provas, o autor das denúncias mantinha um convênio com o Ministério do Esporte, que teria sido alvo de tomada de contas especial a pedido do próprio ministro Orlando Silva.

- Ele terá, possivelmente, que devolver aos cofres públicos da União uma quantia de aproximadamente R$ 4 milhões.

Vanessa Grazziotin elogiou a postura do ministro na Câmara dos Deputados, onde prestou esclarecimentos nesta terça-feira. Para ela, apesar de tranqüilo, Orlando Silva demonstrou indignação. Segundo a senadora, o ministro tem feito questão de responder publicamente a todas as acusações e o comparecimento à Câmara e ao Senado é de interesse dele.

- O próprio ministro Orlando Silva fez a nós, a mim e a vários outros senadores e líderes no Senado e na Câmara um pedido para que pudesse vir, pessoalmente, o mais rápido possível, para falar a respeito de todos os assuntos relacionados a essas matérias - afirmou.

Vanessa Grazziotin afirmou que, ao contrário do que dizem as reportagens, em 2010, apenas 9% dos convênios do programa Segundo Tempo foram feitos com entidades não governamentais. Para a senadora, as acusações são caluniosas.

- Calúnias estão sendo feitas em relação à pessoa dele [Orlando Silva] e ao Partido Comunista do Brasil, partido a que pertence o mministro e também o meu partido - afirmou.

Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) elogiou o trabalho de Orlando Silva e a transparência com que tem tratado as denúncias, classificando as acusações como "infundadas", feitas por uma "imprensa denuncista".



18/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin manifesta confiança na inocência de Orlando Silva e defende PCdoB

Vanessa Grazziotin repudia acusações contra Orlando Silva

Inácio Arruda: 'PCdoB irá até as últimas conseqüências na defesa de Orlando Silva'

Vanessa Grazziotin comemora os 91 anos do PCdoB

Vanessa Grazziotin é a nova líder do PCdoB no Senado

Vanessa Grazziotin lamenta morte de ex-dirigente do PCdoB