Vanessa Grazziotin diz que PEC da Música não será eficaz contra a pirataria



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou em pronunciamento nesta quinta-feira (26) que a PEC da Música, aprovada em segundo turno no Senado esta semana, não será eficaz no combate à pirataria. Para ela, o “real conteúdo” da proposta só será conhecido dentro de um ano, quando o mercado musical mostrará que a medida contribui muito pouco.

- O segmento paga pouco imposto porque já é incentivado, mas se retirarmos todos os tributos que restam, o produto não baixará mais do que 10% - disse a senadora, segundo a qual o preço médio de um CD original cairá apenas para R$ 18, sem condições de concorrer com o produto pirata, vendido a R$ 2,50.

A PEC 123/2011, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) isenta impostos de CDs e DVDs com obras musicais de autores brasileiros. A proposta, que será promulgada no dia 1º de outubro, foi aprovada com 61 votos favoráveis e quatro contrários, incluindo toda a bancada do Amazonas.

Vanessa Grazziotin voltou a argumentar que a medida enfraquecerá a economia na Zona Franca de Manaus, porque mais de 90% dos produtos já são fabricados com isenção fiscal. Além disso, a senadora, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de combate à pirataria, enfatizou que "a sua luta não é contra os artistas ou contra os vendedores ambulantes".

- É contra as grandes máfias da pirataria, o crime organizado, a precarização da mão de obra e a evasão das divisas - disse.

Judicialização

Em aparte, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) destacou que o governo do Amazonas deve recorrer à Justiça contra a promulgação da PEC da Música. Para ele é importante que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre a constitucionalidade da imunidade tributária concedida aos produtos – suporte material ou arquivo digital – e não aos artistas. A proposta só favorece os empresários, segundo o parlamentar.

Já o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) pediu a votação rápida do Projeto de Lei da Câmara que aumenta as penas para os crimes de contrabando e descaminho (PLC 62/2012).



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin critica aprovação da PEC da Música

Vanessa Grazziotin discorda de rumo da discussão sobre PEC da Música

Vanessa Grazziotin diz que PEC da Música vai causar desemprego na Zona Franca de Manaus

Pirataria no setor audiovisual será debatida com representantes das áreas de cinema, vídeo e música

Vanessa Grazziotin apoia transparência contra a corrupção

Vanessa Grazziotin repudia acusações contra Orlando Silva