Vanessa Grazziotin lamenta destruição causada por cheias no Acre e Amazonas
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou preocupação, em discurso nesta quarta-feira (22), pela situação de municípios do Amazonas e do Acre que vêm sofrendo com as fortes cheias, que vieram antes do período esperado, dos rios Juruá, Branco e Acre, além de outros das bacias hidrográficas da região amazônica.
- Anomalias estão virando quase cotidiano, quase regra nas manifestações climáticas no Brasil e, principalmente, na região amazônica - disse.
Até agora, explicou a parlamentar, foram atingidos sete municípios do Amazonas e mais os do Acre, o que já deixou 70 mil pessoas desabrigadas. Só em Rio Branco, capital acreana, 12 mil cidadãos perderam suas casas, pertences e estão alojadas em igrejas, órgãos públicos, colégios, e vivendo momentos de muito sofrimento.
Na opinião da senadora, o problema merece atenção dos governos municipal, estadual e principalmente federal, pois as cheias e os desbarrancamentos que elas ocasionam estão se tornado mais frequentes, a ponto de levar cidades inteiras a ser removidas após terem sido engolidas por quedas de barrancos.
- Isso ocasiona problemas graves, profundos, que não são vistos pelas autoridades como deveriam e são muitas vezes ignorados porque ocorrem em cidades pequenas - salientou.
Para Vanessa Grazziotin, cada vez mais se faz necessário investir em pesquisa e estudo dos fenômenos meteorológicos para a segurança do próprio país.
22/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin descreve estragos provocados pelas cheias no Amazonas
Vanessa Grazziotin lamenta ocorrência de novas enchentes no Amazonas
Vanessa Grazziotin lamenta que violência contra a mulher seja fato comum no Amazonas
Vanessa Grazziotin cumprimenta Dilma por ajuda a vítimas das cheias no AM
Vanessa Grazziotin alerta para cheia no Amazonas
Vanessa Grazziotin contesta denúncia de irregularidades em obra no Amazonas