Vanessa reforça necessidade de CPI para apurar denúncias de espionagem
A gravidade das denúncias de espionagem praticadas no Brasil pelo governo dos Estados Unidos exige a imediata instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o tema. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (9) a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em Plenário.
O requerimento apresentado pela parlamentar para a instalação da comissão foi lido em Plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no dia 11 de julho. Para efetivamente começar a funcionar, falta a indicação pelos líderes partidários de seus representantes para a composição da CPI. O colegiado deverá ter 11 integrantes titulares e 7 suplentes.
Para Vanessa Grazziotin, as audiências públicas que estão sendo realizadas sobre o assunto pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) reforçam a necessidade de uma profunda investigação sobre as denúncias.
- Creio que seja muito importante fazer essa instalação na semana que vem - reforçou a parlamentar.
No pronunciamento, a senadora disse também que as revelações do ex-agente da CIA Edward Snowden sobre a operação sigilosa do governo dos Estados Unidos de interceptação de informações em todo o mundo evidenciam que os norte-americanos violam a soberania de outros países.
- As notícias que temos mostram que a espionagem se dá inclusive para defender de forma equivocada, e até criminosa, interesses comerciais e industriais de entes americanos – enfatizou.
Para a senadora, as denúncias de espionagem praticadas pelos norte-americanos por meio da internet reforçam a necessidade de debate sobre a governança multilateral da rede mundial de computadores. A parlamentar observou que hoje a internet é regida por uma entidade privada com sede em solo americano e controlada pelo governo dos EUA.
- O que está em risco não é apenas a individualidade das pessoas, o que está em risco é a segurança das nações – disse.
09/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin reforça necessidade da CPI da espionagem
Oposição quer CPI para apurar denúncias de ACM
Vanessa apresenta sugestões de CPI da Espionagem para melhorar segurança do país
Vanessa Grazziotin alerta para necessidade de regulamentar FPE
EDUARDO JORGE DIZ QUE É CONTRA CPI PARA APURAR DENÚNCIAS
Para Vanessa, CPI deve começar pela análise de documentos que revelam espionagem