Vanessa pede ação do governo para evitar concorrência desleal à indústria nacional



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu, nesta quinta-feira (29), a adoção de medidas pela presidente Dilma Rousseff para tentar impulsionar a indústria brasileira, que vem sofrendo com a concorrência desleal de produtos importados. A preocupação com o processo produtivo dos países emergentes é discutida na 4ª Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorre na Índia, lembrou Vanessa.

Segundo a parlamentar, depois de anos de crescimento constante, as receitas do polo industrial de Manaus registraram queda de 2,5% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Setores específicos, como o químico, tiveram retração de mais de 10% e o de duas rodas, de 1%, em comparação com janeiro de 2011.

A indústria brasileira vem sofrendo essa queda de rentabilidade e produtividade devido à postura de países desenvolvidos, que, para aquecer suas economias, incentivariam a concorrência predatória, explicou. Por isso, disse a senadora, é necessário que o governo auxilie na proteção da indústria e dos empregos.

Vanessa Grazziotin também mencionou o início da comercialização do pirarucu processado, conhecido como “bacalhau da Amazônia”, marcado para a próxima segunda-feira, em São Paulo (SP). O evento será realizado conjuntamente entre o governo do Amazonas e o Grupo Pão de Açúcar.



29/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin elogia medidas do governo para incentivar indústria nacional

JÚLIO ALERTA PARA CONCORRÊNCIA DESLEAL NAS IMPORTAÇÕES

CCJ vota aumento de pena para crime de concorrência desleal

Brasil aprova regras para combater concorrência desleal na importação

Pena maior para crimes de concorrência desleal passa pela CCJ

Pena maior para crimes de concorrência desleal está na pauta na CCJ