Veículos de transporte escolar poderão ser isentos de impostos



Os veículos usados no transporte escolar coletivo poderão ser isentos de impostos federais. A medida consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 240/08, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que recebeu, nesta terça-feira (24), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta será ainda analisada, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o projeto, os veículos serão isentos da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) quando adquiridos por prefeituras, pelo Distrito Federalou por profissionais autônomos e suas cooperativas, desde que habilitados e dedicados exclusivamente ao transporte escolar. Da mesma forma, a receita da venda dos veículos será isenta da Contribuição para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Ao apresentar seu voto favorável, o relator da matéria, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), ressaltou a repercussão positiva que o projeto teve em seu estado, a Paraíba. A isenção de impostos sobre veículos escolares, previu o senador, poderá ajudar a evitar a evasão escolar, além de oferecer uma alternativa aos profissionais do setor para adquirir "veículos de qualidade a custo mais baixo".

A aprovação do parecer favorável ao projeto também foi celebrada pelo presidente da comissão, senador Flávio Arns (PT-PR).

- Além de gerar emprego e renda, a medida poderá garantir o acesso do educando à escola com segurança - previu Flávio Arns.

Rodovia

Também recebeu parecer favorável da CE o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 89/08, cujo relator ad hoc foi o senador Marco Maciel (DEM-PE), que denomina Rodovia Luís Eduardo Magalhães a BR-324, no trecho entre as cidades de Remanso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). O projeto será encaminhado ao Plenário.

O trecho rodoviário, como observou o relator, liga o interior da Bahia ao sítio cultural e turístico da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí. Em sua opinião, trata-se de uma homenagem justa, uma vez que conecta o nome do então deputado a uma estrada que ajudou a implantar, por perceber a importância do local para a pesquisa cultural e científica a respeito das origens do homem americano.

- A Serra da Capivara fascina pela riqueza arqueológica e pela preservação do sítio - disse Maciel, ao apresentar seu voto favorável.

A CE aprovou igualmente parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 99/08, que institui o Dia do Prefeito, a ser celebrado em 11 de abril. Em seu voto favorável à proposta, que ainda será examinada pelo Plenário, o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), disse que, no cumprimento de seu mandato, o prefeito "exerce um papel de primordial importância na administração da sociedade". Foi em 11 de abril de 1835, informou o senador, que se instituiu, por lei, o cargo de prefeito da então Província de São Paulo.

Foi aprovado ainda parecer pela rejeição do Projeto de Lei do Senado (PLS) 102/06, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que tornaria obrigatória, para a obtenção de registro profissional de médicos e odontólogos, a aprovação em exame de proficiência. O relator da matéria foi o senador Papaléo Paes (PSDB-AP).

No começo da reunião, Flávio Arns comunicou o envio ao governador de São Paulo, José Serra, de correspondência em que elogia a retirada de circulação de livros didáticos que continham graves erros de geografia em relação à América do Sul. Na semana passada, a comissão havia aprovado requerimento, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), solicitando a retirada dos livros. Como o governador já havia tomado essa iniciativa, o presidente da comissão decidiu enviar a carta de apoio à decisão.



24/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veículos de transporte de carga poderão ser isentos de IPI

Projeto que concede isenção de impostos a veículos de transporte escolar tem parecer favorável da CE

Veículos de transporte escolar só poderão ter até 10 anos de uso

Veículos apreendidos poderão ser destinados ao transporte escolar

Veículos elétricos ou híbridos podem ficar isentos de impostos por dez anos

Instrumentos musicais importados poderão ficar isentos de impostos