Veículos de socorro ficarão isentos de penalidades no trânsito



Os veículos de socorro em incêndios e salvamentos, os de polícia, fiscalização, operação de trânsito e as ambulâncias ficarão isentos da aplicação de penalidades no trânsito se for aprovado, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), projeto que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. De autoria da senadora Maria do Carmo (PFL-SE), a proposta será analisada em decisão terminativa pela CCJ - ou seja, só será examinada pelo Plenário se algum senador o solicitar.

A senadora explicou que o Código de Trânsito estabelece que esses veículos gozam de prioridade no trânsito, livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência e devidamente identificados. "Mesmo tendo conferido essa liberdade a esses veículos em urgências, não há garantias expressas em lei de que não estejam sujeitos a multas e outras penalidades", disse Maria do Carmo.

Esses veículos acabam sendo multados com freqüência por instrumentos eletrônicos de controle de velocidades superiores a limites fixados - os "pardais". O registro fotográfico feito pelos pardais, por sua vez, não permitem avaliar a real circunstância da situação de emergência. "Com a aprovação desse projeto queremos evitar que serviços de tamanha relevância para a comunidade sejam prejudicados por uma aplicação distorcida da lei", afirmou Maria do Carmo. A matéria aguarda designação de relator na comissão.

28/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Diplomatas ficarão isentos do pagamento de CPMF

Veículos de transporte de carga poderão ser isentos de IPI

Veículos de transporte escolar poderão ser isentos de impostos

Veículos elétricos ou híbridos podem ficar isentos de impostos por dez anos

Máquinas e veículos de carga para agricultor familiar podem ficar isentos de IPI

Maria do Carmo quer isenção de multas para veículos que prestam socorro