Viagem de Olívio Dutra à Europa ainda repercute nas manifestações na tribuna
O roteiro do governador Olívio Dutra pela Europa continuou provocando manifestações dos parlamentares, em plenário, com as críticas da oposição e a defesa de governista em relação aos resultados da visita da comitiva gaúcha. Para o deputado Mário Bernd (PMDB) a viagem "poderia ser de negócios para o Rio Grande do Sul, com uma caravana que fosse vender os nossos produtos aos empresários europeus, mas é uma mentira, tal como o Governo, mentiroso, que diz estar fazendo contatos, enquanto deputados petistas falam em 100 ou 200 milhões de dólares e em inclusão social, sem dizer com que organismos internacionais foi feita a proposta, ou se há um sinal concreto".
O deputado João Fischer (PPB) também questionou a postura do atual governo "que aqui critica o FMI, Banco Mundial e o BIRD sempre. Mas de onde vem o dinheiro de todos os projetos que estão em andamento para a restauração de estradas no Estado?", indagou ele, para concluir que "vem do BIRD, do BID e, portanto do FMI. Agora, não sei se o Papa vai ser avalista, porque até agora não se viu este governo preparar um projeto para buscar dinheiro".
Já o deputado José Gomes (PT), rebateu as críticas do peemedebista Mário Bernd, de que Olívio Dutra deveria levar para a Europa uma comitiva e trazer recursos para o Estado, ao lembrar que "nas vezes em que os governos anteriores viajaram para países daquele continente se retalharam as empresas públicas". José Gomes disse que o ex-governador Alceu Collares "voltou de sua viagem européia e trouxe uma confusão dentro da manga, que era a questão da CRT com a Sted. E o Governo Antônio Britto foi e negociou nosso patrimônio público, vendendo a CRT e a CEEE".
06/21/2001
Artigos Relacionados
Pesquisa para eleição ao governo do estado em 2002 repercute na tribuna
CPI contra Olívio Dutra
Olívio Dutra visita Sarney
Lei de Pietroski é regulamentada por Olívio Dutra
Olívio Dutra chama CPI de golpista
Para Bernd, viagem de Olívio é um faz-de-conta como o seu Governo