Viana recebe requerimento para criação da CPMI dos "sanguessugas"



O presidente em exercício do Senado, senador Tião Viana (PT-AC), recebeu de um grupo de parlamentares liderados pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE) requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) composta por 17 deputados e 17 senadores, destinada a apurar as denúncias decorrentes da Operação Sanguessuga, realizada pela Polícia Federal, que investiga a atuação de uma quadrilha composta por empresários e parlamentares para fraudar licitações de compra de ambulâncias.

VEJA MAIS

Tião Viana disse que entregará o requerimento, assinado por 229 deputados e 30 senadores, ao presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, quando este retornar de viagem internacional, na próxima segunda-feira (22), quando também começará a conferência das assinaturas. Viana explicou que compete a Renan decidir sobre o encaminhamento regimental que será dado à matéria.

- Há um processo de vigília ética dos deputados que apresentaram o pedido, há o interesse em defender a instituição Câmara dos Deputados e que, de certo modo, também atinge o Senado Federal. Portanto, merece uma resposta do Poder Legislativo. Nós temos que ter a coragem de enfrentar os denunciados culpados e de defender os denunciados inocentes - afirmou o senador.

Jungmann disse que o Congresso não pode fugir à sua obrigação de julgar, punir e, se possível, prender aqueles que desviaram recursos da saúde. Apesar da proximidade das eleições, o deputado acredita que este é um "ótimo momento para resistir".

- Esse é um ato [o requerimento de criação da CPMI] de resistência e de luta contra o descrédito. Se nós baixarmos os braços e não lutarmos, aí o estado do medo do Marcola [traficante Marcos Camacho, líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital] ou o estado da corrupção das "sanguessugas" vai triunfar. É verdade que os resultados que estão aí não nos animam, mas nós temos o dever, até o último dia do mandato, de lutar para que a verdade prevaleça - frisou.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) disse que nunca duvidou de que fosse possível fazer uma CPI com resultados práticos.

- Eu acho que nós podemos fazer uma CPI pouco retórica, mais técnica, mais voltada para esclarecer. E acho essencial que seja em ano de eleição, porque nós temos que explicar para o eleitor quem é quem - assinalou.



18/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembléia recebe requerimento para a criação da CPI do Leite

Novo requerimento para CPI dos "sanguessugas" é apresentado

Deputados continuam negociando requerimento para CPMI do Cachoeira

Sarney recebe requerimento para criação de CPI Mista com objetivo de investigar caso Parmalat

Renan dá prazo de cinco dias para que erros no requerimento da CPI dos "sanguessugas" sejam corrigidos

Por falta de número mínimo de assinaturas de deputados, requerimento para CPMI do Futebol vai ao arquivo