Viegas considera encerrado o episódio
Em depoimento à Comissão de Relações Exteriores, o ministro da Defesa, José Viegas Filho, considerou encerrado o episódio do avião francês clandestino que, entre os dias 9 e 13 de julho, realizou uma tentativa malograda de resgatar a senadora da Colômbia, Ingrid Bettancourt, das mãos dos guerrilheiros colombianos da facção FARC.
- Depois de receber uma nota enérgica do Itamaraty, o chanceler francês lamentou oficialmente o episódio, prometendo envidar todos os esforços para impedir que o operações semelhantes se repitam. Em linguagem diplomática, isso eqüivale a um pedido formal de desculpas - explicou.
Viegas garantiu que o serviço de inteligência do Exército, em operação conjunta com a Polícia Federal, promoveu, na ocasião, uma minuciosa varredura na região sem constatar presença de guerrilheiros colombianos.
O ministro reconheceu a necessidade de aumentar a presença de contingentes das Forças Armadas na região e pediu a colaboração dos senadores para aprovar verbas para a ampliação do projeto Calha Norte, de modo a garantir melhor defesa de nossas fronteiras da região da floresta amazônica.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), autor do requerimento para a vinda do ministro, considerou um -menosprezo do governo francês ao Brasil- enviar um avião militar a Manaus (AM) sem informar ao governo brasileiro as reais intenções de seus tripulantes. -Foi um triplo desrespeito, porque também o governo colombiano e a direção das FARC não foram informados-, afirmou.
Ele concordou com o ministro sobre a necessidade de se ampliar o projeto Calha Norte e prometeu ajudar na aprovação, na Comissão de Orçamento, de mais verbas para aumentar a presença militar nas fronteiras amazônicas do país.
Para o senador Jefferson Péres (PDT-AM), -foi uma operação desastrada e uma grande gafe diplomática do governo francês-, por sorte sem maiores conseqüências. Ele afirmou não dar crédito a notícias alarmantes sobre -internacionalização da Amazônia-, por entender que a soberania brasileira na região está bem sedimentada.
20/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
SEBASTIÃO ROCHA DÁ POR ENCERRADO EPISÓDIO DA VIAGEM AO AMAPÁ
Sarney considera encerrado incidente com ACM
Jader considera Banpará caso encerrado
ACM CONSIDERA QUESTÃO LUIZ ESTEVÃO CASO ENCERRADO
Paim considera episódio com José Dirceu superado
Ampla maioria considera que Brasil foi desrespeitado em episódio de espionagem, revela pesquisa