Virgílio pede instalação de fábrica de medicamentos na Região Norte



Com base em recomendações da CPI dos Medicamentos, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou a criação de um laboratório para a produção de medicamentos na Região Norte, como forma de estimular e dinamizar a pesquisa da biodiversidade da Amazônia. Para isso, o senador pediu apoio governamental, inclusive por meio de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo ele, a CPI dos Medicamentos fez essas recomendações para que o Brasil possa produzir os fármacos necessários para atender às linhas de produção dos laboratórios oficiais e fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do setor.

- Já formulei solicitação ao governo e ao BNDES para promover estudos sérios sobre a criação do laboratório. Venho cobrando mais ousadia do governo em favor da Amazônia - declarou Virgílio, citando carta que recebeu do professor de Química Severino do Monte Filho, que, "com o seu empenho e luta", sugere que tal laboratório seja localizado em Rondônia.

Fome Zero

Em seu discurso, o senador pediu ainda a transcrição de entrevista do presidente nacional do PSDB, José Serra, à jornalista Tereza Cruvinel, do jornal O Globo. Na entrevista, Virgílio disse que Serra questiona "como é possível um programa social puramente virtual, como o Fome Zero, transformar-se num sucesso real, nacional e internacional".

- Um dia, esse fenômeno que há no Brasil virá a ser tema de teses de mestrado nas faculdades de Comunicação - disse Virgílio.



11/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio reafirma importância do Polo Industrial de Manaus para a Região Norte

Carta de Belém pede criação de mais conselhos na região Norte

Augusto Botelho pede prioridade para bibliotecas na Região Norte

Mozarildo pede mais atenção do governo para a região Norte

Augusto Botelho pede mais enfermeiros para a Região Norte

Arthur Virgílio pede mais cientistas na região amazônica