Virgílio recomenda menos euforia e diz que crescimento de 2,7% é apenas reposição cíclica



O crescimento de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), de janeiro a março em relação ao mesmo período do ano passado, não passa de -reposição cíclica-. A avaliação é do senador Arthur Virgílio, líder do PSDB (AM) que em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (28) recomendou menos euforia ao governo federal.

- O governo precisa aprender a se moderar nas euforias primárias. Quando o governo diz que houve crescimento de 3%, assume um compromisso drástico. Se formos analisar seriamente, o crescimento do ano passado foi zero e nos primeiros meses deste ano também foi zero. Isso não é crescimento, é reposição cíclica - disse.

A situação, observou Arthur Virgílio, é semelhante ao exemplo da Argentina que, após perder 20% do Produto Interno Bruto (PIB) em dois anos, saiu anunciando crescimento substancial. Isso, afirmou o senador, é meramente tentar voltar ao patamar anterior.

Arthur Virgílio ressaltou ainda que a população não percebe o crescimento econômico porque não há reflexo na oferta de empregos e a renda das famílias está baixa. O crescimento estatístico, explicou ele, não se reflete na vida das pessoas. Para o senador, não se vê sinal de sustentabilidade na gestão econômica do país, a pressão da inflação foi muito clara, o ambiente microeconômico não é favorável e não há sinal de planejamento.

- Há sim o risco Lula. Não se sabe se o governo vai manter o programa econômico até o final do mandato. Se tiver resultado desfavorável nas eleições, a equipe econômica pode mudar os rumos. Tem sempre o risco da imprevisibilidade de um governo marcado pelo populismo - advertiu o senador, cobrando empenho da base do governo para que as constantes medidas provisórias enviadas pelo Executivo deixem de prejudicar a votação no Senado de matérias importantes, que poderiam contribuir para o crescimento, como a nova Lei de Falências e o projeto que institui as parcerias público-privadas.

O senador José Jorge (PFL-PE) disse que, como ex-professor de Estatística, também considera que o crescimento registrado é medíocre, porque é constatado em uma base de comparação muito reduzida.



28/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella recomenda menos arrogância ao governo

Virgílio recomenda que governo evite alienação

Saturnino: prioridade deve ser a distribuição de renda, não apenas o crescimento

ROCHA RECOMENDA SAÍDA DE ARTHUR VIRGÍLIO DA LIDERANÇA

Arthur Virgílio recomenda guerra contra o crime organizado

FMI recomenda política fiscal para evitar crescimento excessivo da demanda do País