Saturnino: prioridade deve ser a distribuição de renda, não apenas o crescimento



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) sustentou da tribuna que a grande prioridade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser a distribuição de renda, com os programas Bolsa-Família e Agricultura Familiar e com aumentos reais do salário mínimo. Para ele, o objetivo do governo não deve ser apenas o crescimento da economia.

- Se crescermos 4% ao ano, e não 6%, acho que estará atendido o mínimo, desde que se dê continuidade aos programas de distribuição de renda. Crescimento sim, mas não vamos priorizá-lo. Vamos priorizar a distribuição - recomendou.

Saturnino manifestou que, se o Brasil não se tornar mais justo com seus cidadãos, no futuro irá se defrontar com ingovernabilidade, "aquela instabilidade que caracteriza tanto os países da América do Sul". Ele alertou que a Bolívia, a Venezuela e até o México se defrontam com instabilidade advinda das suas desigualdades sociais.

O senador leu trechos de entrevista do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda ao jornal Folha de S. Paulo, na qual afirma que os escândalos políticos abalaram o governo, o PT e quem votou no presidente Lula, mas as oposições estariam errando "a mão" em suas críticas ao governo.

- A crítica que se faz ao PT erra a mão. Não só quanto ao PT, mas principalmente em relação ao Lula. Quando a oposiçãodiz que se trata do governo mais corrupto da história do Brasil é preciso dizer: espera aí. Eu era menino e ouvia as críticas que se fazia ao presidente Getúlio Vargas, que era o homem mais corrupto da história do Brasil. O mais corrupto foi o de Getúlio Vargas. Depois, talvez, o de Juscelino Kubitschek - opinou Roberto Saturnino.

Pouco depois,Saturninoafirmou que Getúlio é hoje reconhecido como o maior estadista do Brasil e JK "é quase tão grande quanto ele", observando que, "à época, eram os mais corruptos". Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) insistiu em apontar corrupção no governo Lula e, ao comparar o atual presidente com JK, disse que Juscelino "pelo menos fez algo pelo Brasil" e que no governo Lula só "houve obras virtuais, promessas e caixa dois".

22/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino defende melhor distribuição de renda

Paim comemora crescimento do país com distribuição de renda

Roberto Cavalcanti enaltece crescimento e distribuição de renda

Dilma: inovação é requisito para crescimento com distribuição de renda

Randolfe diz que autonomia do BC prejudicaria distribuição de renda e crescimento econômico

Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social