Vital do Rêgo critica governo da Paraíba pelo corte de recursos à universidade do estado
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (5), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou o tratamento que, segundo ele, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem recebendo do governo do estado.
- Essa indignação não é somente minha, mas de todo a sociedade da Paraíba – afirmou.
De acordo com o senador, no último dia 31 de janeiro foi publicado o cronograma mensal de desembolso do estado. Vital do Rêgo informou que o valor designado para a UEPB veio bem abaixo do esperado. Segundo a reitora da universidade, Marlene Alves, a instituição tem direito a 5,77% da receita estadual – o que corresponderia a R$ 27 milhões mensais e não aos R$ 18,7 milhões, conforme publicado. Ele disse que muitos já têm se aproveitado da situação e proposto a privatização ou a federalização da UEPB.
Vital afirmou que tem uma profunda ligação sentimental com a universidade, pelo fato de ter sido aluno, monitor e professor concursado da instituição. Segundo o senador, seu pai foi reitor da UEPB e coordenou um acordo com o governo estadual à época, iniciando o processo de estadualização da universidade.
O senador declarou que a UEPB é um patrimônio do povo paraibano, com oito campi, que oferecem 46 cursos de graduação para 20 mil alunos, além de 13 cursos de mestrado. Vital do Rêgo destacou a importância da educação e destacou que, em países como os Estados Unidos e Coréia do Sul, há muito mais jovens matriculados em cursos universitários do que no Brasil.
- Não posso assistir, passivamente, a uma manobra que coloca em risco a autonomia financeira da UEPB - afirmou.
05/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas
Vital do Rêgo denuncia interferência do governo da Paraíba na Procuradoria Geral do Estado
Vital do Rêgo manifesta apoio à greve da Universidade Estadual da Paraíba
Vital do Rêgo pede que governo reavalie corte no orçamento da saúde pública
Relação dos recursos dados pelo Governo do Estado ao Vale do Paraíba
Vital do Rêgo critica intenção do governo de contratar médicos cubanos