Vital do Rêgo manifesta apoio à greve da Universidade Estadual da Paraíba



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou, nesta terça-feira (23), a indiferença do governo paraibano com o movimento grevista da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vital informou que a paralisação já dura mais de 50 dias e atinge mais de 20 mil alunos.

- Constrange, aflige, angustia, constatar que mais de 20 mil alunos padecem com a indiferença destinada ao movimento grevista na UEPB. Servidores técnico-administrativos, docentes, reclamam reajustes salariais – protestou o senador.

Vital do Rêgo informou que, de acordo com o reitor da universidade, Rangel Júnior, o orçamento disponibilizado para a instituição em 2013 é menor do que o executado em 2012, o que impossibilita a administração central de conceder os reajustes solicitados pelos profissionais.

De acordo com o senador, o reitor da universidade teria informado, ainda, que a peça orçamentária enviada pelo governo do estado prevê redução de R$ 68 milhões para a instituição. Vital se mostrou indignado com a redução, já que, segundo ele, notícia veiculada na imprensa revela que houve um aumento de 450% no orçamento destinado a publicidade do Poder Executivo.

- Enquanto o Poder Executivo gasta 450% a mais em publicidade, reduz o orçamento da universidade estadual em 68 milhões [de reais] de um ano para outro – protestou.

O senador leu parte do manifesto dos estudantes do UEPB que pede o respeito da reitoria e do governo do estado para com aqueles que lutam por uma universidade democrática e transparente e afirma que as reivindicações não são simples pedidos, mas direitos garantidos na Constituição federal.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo critica governo da Paraíba pelo corte de recursos à universidade do estado

João Ribeiro manifesta apoio ao relatório de Vital do Rêgo

Vital do Rêgo manifesta apoio à regulamentação da profissão de vaqueiro

Vital do Rêgo manifesta preocupação com interiorização da violência

Vital do Rêgo lamenta crescimento da violência na Paraíba

Vital do Rêgo saúda os 40 anos do 'Jornal da Paraíba'