Vital do Rêgo critica intenção do governo de contratar médicos cubanos



Em discurso nesta segunda-feira (13), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) criticou “a temerária intenção” do governo brasileiro de contratar 6 mil médicos cubanos para trabalharem no Brasil. Em sua opinião, não existem “razões plausíveis” para o Brasil importar esses profissionais.

O senador lembrou que a iniciativa tem recebido “veementes protestos” do Conselho Federal de Medicina (CFM), de sindicatos, associações e órgãos de classe e de médicos brasileiros.

- Não estamos diante de um extemporâneo exercício de xenofobia, prática que não faz parte da índole do povo brasileiro e foi condenada ao descarte pelos salutares ares da globalização. É preciso que se diga com todas as letras: o atendimento de saúde promovido por profissionais não qualificados é muitas vezes mais danoso para o paciente do que a ausência de tratamento imediato – disse Vital do Rêgo, que é médico.

Segundo afirmou o senador, dados do próprio governo federal mostram que os médicos formados em Cuba “não alcançam excelência” no teste brasileiro de revalidação de diplomas estrangeiros.

- Apenas 9% dos médicos graduados em Cuba inscritos conseguiram aprovação no exame realizado pelo Brasil para revalidar seus títulos, segundo dados do governo brasileiro. É um percentual muito menos do que medíocre. – afirmou.

Além disso, o senador acredita que medidas como a contratação de médicos de outras nacionalidades “postergam a necessária valorização” dos profissionais de saúde no Brasil.

Vital do Rêgo defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 34/2011, de sua autoria, que cria a carreira de médico de Estado

- A proposição tem como fito garantir a assistência médica nos locais mais remotos do país mediante remuneração digna, condições adequadas de trabalho e segurança. Ao mesmo tempo, a implantação da carreira de médico de Estado será capaz de suprir parcialmente as evidentes lacunas no quesito da valorização profissional no que concerne ao reconhecimento social da atividade – afirmou.



13/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas

Vital do Rêgo critica governo da Paraíba pelo corte de recursos à universidade do estado

Vital do Rêgo: não há falta de médicos, mas má distribuição

Vital do Rêgo defende melhor distribuição de médicos no país

Mário Couto critica Ana Júlia Carepa por contratar músicos cubanos

Mário Couto critica Ana Júlia Carepa por contratar músicos cubanos