Vital do Rêgo destaca projeto que trata do marco civil da internet



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (12), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) defendeu o Projeto de Lei (PL) 2126/2011, conhecido como marco civil da internet. Em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

- É um dos mais relevantes projetos em discussão em nosso Parlamento – afirmou o senador.

Vital do Rêgo disse que o Brasil já conta com 94 milhões de usuários da internet. O senador chamou a atenção para o fato de o ambiente virtual ser tão diversificado quanto qualquer outro ambiente social.

- Muitas relações reproduzem o real e outras são próprias da internet - disse o senador, agumentando que daí a necessidade de se fixar uma referência normativa específica.

Para Vital do Rêgo, a ausência de norma específica faz com que as relações na internet criem suas próprias regras, com os riscos evidentes do ambiente virtual. Na avaliação do senador, o projeto busca um equilíbrio, garantindo a liberdade de expressão e respeitando a privacidade do cidadão.

O texto focaliza os direitos e as responsabilidades dos usuários e dos fornecedores de serviços de rede. O senador ressaltou, porém, que o projeto não lida com crimes eletrônicos, direitos autorais ou normas de atuação das empresas telefônicas.

- O estabelecimento de um marco civil é uma pré-condição para que esses assuntos sejam discutidos.

O projeto, informou o senador, também estabelece que o responsável pela transmissão tem o dever de tratar de forma igual qualquer pacote de dados, independentemente do conteúdo. Assim, um provedor não pode beneficiar mais um tipo de informação e prejudicar outro. Vital do Rêgo ainda elogiou a iniciativa do governo de enviar o projeto para o Congresso e destacou a realização de várias audiências públicas sobre o tema, o que permitiu o aproveitamento de sugestões da sociedade.

- Já é hora de começarmos a delinear o marco legal para este vasto mundo a que a rede mundial nos deu acesso – concluiu.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo cobra envio do marco regulatório da mineração

Vital do Rêgo diz confiar na segurança nuclear brasileira, mas não na defesa civil

Vital do Rêgo quer ampliar divulgação na internet sobre obras públicas em execução

Entenda o projeto de Marco Civil da internet

Áudio | Vital do Rêgo antecipa propostas para mudar aviação civil

Vital do Rêgo destaca segurança e autonomia do Legislativo entre prioridades da CCJ