Vital do Rêgo diz confiar na segurança nuclear brasileira, mas não na defesa civil




Ao registrar sua participação na audiência pública que discutiu, na manhã desta quarta-feira (23), o programa nuclear brasileiro, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou que as usinas nucleares do país têm um dos mais avançados sistemas de segurança do mundo.

O senador também elogiou a profissionalização, competência e comprometimento da Eletrobrás Termonuclear (Eletronuclear), empresa de economia mista criada em 1997 com a finalidade de operar e construir as usinas termonucleares brasileiras. Apesar desses elogios, o senador afirmou que o Brasil tem "o pior sistema de defesa civil" que ele conhece.

- Se temos um dos mais avançados sistemas de segurança no mundo em termos de reatores e usinas já testados em Angra 1 e Angra 2, também temos o pior sistema de defesa civil. Estamos muito atrasados - avaliou.

Vital do Rêgo colocou em dúvida a capacidade brasileira de enfrentar desastres como o ocorrido na usina de Fukushima, no Japão.

- Será que nós estamos preparados mesmo? O Japão nos deu uma lição de organização, de tranquilidade e de eficácia. Em poucos dias, evacuou a população em um raio de 20 quilômetros ao redor da usina de Fukushima. Será que nós estamos preparados com essa defesa civil que nós temos? - questionou o senador, lembrando que o Brasil sofre anualmente com desastres naturais como enchentes e estiagens.

A audiência pública foi promovida conjuntamente pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA) e de Serviços de Infraestrutura (CI).



23/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo diz confiar em decisões macroeconômicas do governo

Vital do Rêgo destaca projeto que trata do marco civil da internet

Áudio | Vital do Rêgo antecipa propostas para mudar aviação civil

Vital do Rêgo convoca Senado a discutir a segurança pública

Vital do Rêgo Filho diz que divisão tributária está matando a Federação brasileira

Vital do Rêgo destaca segurança e autonomia do Legislativo entre prioridades da CCJ