Vital do Rêgo diz confiar em decisões macroeconômicas do governo



O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) manifestou nesta segunda-feira (25) sua confiança na capacidade do governo de lidar com os dilemas da economia. O senador disse acreditar que, apesar de alguns insistirem em ver como equívocos todas as decisões da equipe econômica, o governo está no caminho certo.

- A bem da verdade, acredito que a agenda macroeconômica do nosso país está sendo atendida com responsabilidade e com bom senso – elogiou.

Vital do Rêgo lembrou que, no dia 1° de março, o IBGE divulgará os números oficiais do crescimento do PIB, estimado entre 1% e 2%. Embora se desejasse um crescimento maior, na opinião do senador, o número reflete o quadro internacional de recuperação econômica. Vital do Rêgo disse acreditar que haverá um crescimento maior em 2013.

O senador lembrou que o Banco Central conta com automomia para tomar suas decisões e que a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 7,25%, é a menor da história do país. A previsão de 5,7%  para o IPCA, que mede a inflação, apesar de acima do centro da meta, também está distante do teto.

Em aparte, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que a inflação no Brasil não é causada apenas pela demanda, mas sim pela falta de competitividade com outros países. Em sua opinião, o Brasil não deve retomar uma política monetária de enfrentamento da inflação. Para o senador, é preciso avançar na infraestrutura como forma de combater a pressão inflacionária.

Vital do Rêgo elogiou o esforço do governo para resolver os gargalos na infraestrutura e afirmou que o Senado tem papel fundamental na discussão da diminuição da carga tributária e das desigualdades regionais e na distribuição dos recursos entre os entes federados. Ele disse que embora a condução da  política macroeconômica seja uma tarefa eminentemente do Poder Executivo, o estabelecimento das bases estruturais é tarefa do legislativo.

- Façamos um uso inteligente, equilibrado desse enorme potencial, pois o Poder Legislativo pode, sim, ser uma fonte importante de aprimoramento para as questões econômicas do Brasil - disse.

O senador disse confiar, também, na “condução serena, decisiva, corajosa” de Lindbergh Farias (PT-RJ), que deve assumir a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (26).



25/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo diz confiar na segurança nuclear brasileira, mas não na defesa civil

Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas

Vital do Rêgo critica intenção do governo de contratar médicos cubanos

Vital do Rêgo cobra mais atenção do governo à violência no trânsito

Vital do Rêgo faz apelo a governo para que convoque aprovados em concursos

Vital do Rêgo denuncia interferência do governo da Paraíba na Procuradoria Geral do Estado