Vital do Rêgo faz apelo a governo para que convoque aprovados em concursos
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) fez um apelo, nesta sexta-feira (25), ao governo federal para que reveja a decisão de suspender a nomeação de centenas de pessoas aprovadas em concursos públicos em todo o Brasil.
Em pronunciamento da tribuna, o parlamentar afirmou que a decisão de não chamar os concursados já aprovados "é grave e preocupante", pois revela falta de planejamento e de coordenação da administração pública, descontinuidade na prestação de serviços públicos essenciais, quebra de contrato e descrédito para o governo federal.
Lembrou ainda que além dos prejuízos materiais e morais causados pelo setor público a diversas pessoas e suas famílias, a União pode também ser condenada em processos judiciais por danos morais, prejuízos materiais e outros motivos que implicarão "pesadas indenizações e compensações que, certamente, serão reconhecidas pelo Poder Judiciário".
- Estamos tratando da situação de pessoas que foram aprovadas em concurso público, foram chamadas para completar a última fase de um processo de seleção complexo e, na última fase desse processo, recebem e-mail dizendo, justamente, que a autorização [para nomeá-las] não foi concedida pelo Ministério do Planejamento - assinalou Vital do Rêgo.
Para o senador, o aumento da folha de pagamentos da União com a contratação dos concursados é plenamente compatível com a magnitude orçamentária do Brasil.
- Tenho plena convicção de que a presidenta Dilma Rousseff saberá tomar uma decisão sábia com relação aos concursos públicos, considerando a necessidade de prestação de serviços públicos essenciais, sem desprezar o esforço pessoal de milhares de brasileiros que fizeram o sacrifício de estudar e se submeter a exames difíceis e desgastantes, em que predomina o mérito do candidato - finalizou o senador.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) afirmou que entenderia se a decisão do governo fosse de suspender a realização de novos concursos para "arrumar a casa", mas observou não ser admissível não convocar os já aprovados.
25/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rego faz apelo ao Banco do Brasil para que não retenha ICMS de prefeituras da Paraíba
Itamar faz apelo por aprovados em concursos da Aneel e da Anatel
Vital do Rêgo diz confiar em decisões macroeconômicas do governo
Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas
Vital do Rêgo critica intenção do governo de contratar médicos cubanos
Vital do Rêgo cobra mais atenção do governo à violência no trânsito