Vital do Rêgo Filho lamenta violência crescente na Paraíba




Em comunicação inadiável na tarde desta segunda-feira (7), o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) lamentou o crescimento da violência na Paraíba. O senador também lamentou que uma lei estadual aprovada no final do ano passado, que aumentava anualmente a remuneração de policiais militares, civis e demais agentes de segurança pública, não esteja sendo cumprida.

O parlamentar trouxe dados da Associação Brasileira de Consultores Profissionais segundo os quais dez bancos foram assaltados com uso de bombas em janeiro deste ano na Paraíba, num aumento de 280% em relação ao mesmo mês do ano passado. Houve também 19 roubos do tipo "saidinha de banco", um aumento de 78% em relação a janeiro de 2010.

Foram 66 assassinatos, com aumento de 48% em relação ao mesmo período. Já roubos e furtos foram 380, num aumento de 192%. Houve 14 sequestros-relâmpago (88% a mais que em janeiro passado) e 65 assaltos às agências dos Correios e a outros estabelecimentos, 120% a mais que no ano anterior.

Para o parlamentar, é urgente a implantação de um Plano Nacional de Segurança Pública, unindo as ações do governo federal e dos governos estaduais.

- Números como esses nos envergonham, nos preocupam e nos deixam profundamente indispostos - afirmou o senador.

Vital do Rêgo Filho pediu também que o governo da Paraíba negocie com os policiais a aplicação da lei que aumenta anualmente seus salários, interrompida por uma decisão administrativa tomada pelo atual governador e que está sendo discutida na Justiça. De acordo com o parlamentar, há "uma certa insatisfação dessas categorias com a falta de compromisso do governador do estado com relação à segurança pública".



07/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo lamenta crescimento da violência na Paraíba

Vital do Rêgo lamenta episódio de violência em município da Paraíba

Vital do Rêgo Filho diz que divisão tributária está matando a Federação brasileira

Vital do Rêgo Filho, indicado para presidir a CMO: 2011 será ano de ajustes

Vital do Rêgo saúda os 40 anos do 'Jornal da Paraíba'

Vital do Rêgo aponta crise institucional na Paraíba