Vital do Rêgo lamenta que disputa entre clubes de futebol tenha ido parar na Justiça
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (10), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou a disputa entre times da Paraíba e do Acre pelo direito de participar do Campeonato Brasileiro de futebol da Série C. O embate, que ultrapassou a área administrativa e agora está no campo judicial, envolve o Treze de Campina Grande (PB), o Rio Branco Futebol Clube (AC) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
- Estando no campo judicial, não cabe a nenhum de nós passar dos limites de questionamentos para agressões à Justiça – disse Vital.
O senador fez referência auma nota da Associação dos Magistrados da Paraíba, que rebate qualquer tipo de insinuação de favorecimento nas decisões da justiça paraibana que contemplam o Treze de Campina Grande. Segundo Vital, o Treze já conseguiu nove decisões favoráveis à sua participação na série C – o que implicaria a exclusão do time acreano.
O parlamentar paraibano contou que os senadores Anibal Diniz (PT-AC) e Jorge Viana (PT-AC) já o procuraram, buscando um entendimento que atendesse aos interesses dos dois clubes.
- Esgotaram-se as possibilidades administrativas, mas não arredo o pé de defender os interesses de um clube paraibano – disse o senador.
Treze x Rio Branco
O senador Anibal Diniz, em discurso na última sexta-feira (6), disse que a disputa judicial em torno da terceira divisão do Campeonato Brasileiro começou em 2011, quando o Ministério Público considerou o estádio do time do Acre, a Arena da Floresta, inapto para receber jogos. O governo do estado recorreu da decisão na Justiça comum e, por ter buscado amparo fora da Justiça desportiva, o time foi penalizado.
– Mesmo o Rio Branco tendo sido o primeiro colocado da Região Norte [na primeira fase da Série C] em 2011, ele teve de abdicar da segunda fase da competição, porque senão seria um imbróglio que se estenderia por muito tempo. Para não prejudicar os demais clubes, o Rio Branco aceitou acordo com a CBF de se retirar da competição e retirar todas as ações na Justiça, com a garantia de disputar o campeonato em 2012 – afirmou Anibal Diniz.
Com a alegação da possibilidade de o time acreano receber como punição o rebaixamento, o Treze da Paraíba, quinto colocado na série D em 2011 (os quatro primeiros subiram para a Série C de 2012), recorreu à Justiça para pleitear a vaga na terceira divisão, recebendo liminar favorável da juíza Ritaura Rodrigues Santana, de Campina Grande (PB). Ao recorrer da decisão, o Rio Branco também foi contemplado pela Justiça do Acre e mantido no campeonato.
– Entre idas e vindas, a CBF chegou a um entendimento: abriu exceção e permitiu 21 clubes na Série C, mantendo o Rio Branco e convocando também o Treze da Paraíba – contou Aníbal Diniz, ao dizer que o time da Paraíba já estreou, com derrota, no último fim de semana.
A surpresa, segundo o senador, veio com recurso do time paraibano e liminar da juíza de Campina Grande para impedir a estreia do Rio Branco Futebol Clube no campeonato, cujo descumprimento resultará multa de R$ 200 mil por dia ao clube acreano.
10/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vital do Rêgo lamenta crescimento da violência na Paraíba
Vital do Rêgo lamenta episódio de violência em município da Paraíba
Vital do Rêgo lamenta a morte do desembargador Jorge Ribeiro
Vital do Rêgo Filho lamenta violência crescente na Paraíba
Vital do Rêgo espera aproximação entre Brasil e Espanha
Vital do Rêgo aponta escalada de violência no Brasil e morosidade da Justiça