Vital do Rêgo: não há falta de médicos, mas má distribuição




Baseando-se em dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (24), que não há falta de médicos, enfermeiros e dentistas no Brasil.

Segundo ele, o que existe, na verdade, é uma situação de desequilíbrio causada pelo fato de esses profissionais se encontrarem majoritariamente concentrados nas capitais e nos estados mais ricos.

- A distribuição de médicos, enfermeiros e odontólogos é um retrato perfeito e acabado da desigualdade que marca a ferro e fogo a história do Brasil - disse.

De acordo com Vital do Rêgo, a região Sudeste concentra 42% da população do país e 55% dos médicos, o que resulta num total de 439 habitantes para cada médico. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, informou ele, é de pelo menos 1 médico para 1.000 pessoas.

Por outro lado, na região Norte, há apenas um médico para cada grupo de 1.130 habitantes, sendo que nos rincões, como no interior de Roraima, o quadro é muito pior: um médico para 10.306 habitantes.

Vital do Rêgo observou ainda que também dentro das unidades federativas mais aquinhoadas com profissionais da área de saúde, há profundas dessemelhanças entre sub-regiões, cidades e, até mesmo, entre os bairros ricos e pobres. Em Maringá, no Paraná, citou ele, a Prefeitura realizou em 2007, cinco concursos em dois anos sem conseguir preencher 11 vagas do Programa Saúde da Família.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Waldemir Moka (PMDB-MS) e João Pedro (PT-AM) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Vital do Rêgo.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo defende melhor distribuição de médicos no país

Vital do Rêgo mostra como ficaria distribuição dos 'royalties'

Vital do Rêgo questiona critérios de distribuição dos recursos do Pronasci

Ana Rita pede que Vital do Rego reveja seu relatório sobre distribuição de 'royalties'

Vital do Rêgo critica intenção do governo de contratar médicos cubanos

Vital do Rêgo pede providências à ANA para evitar falta de água em Campina Grande