Volta do fuso horário original do Acre pode ir a Câmara
Projeto que restabelece o antigo fuso horário do Acre foi aprovado nesta quarta-feira (8), em turno suplementar e em decisão terminativa, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto - um substitutivo do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) a projeto de autoria de Pedro Taques (PDT-MT) - já havia sido acolhido, na semana passada, nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e na própria CCJ, em primeiro turno de votação.
Se o projeto (PLS 91/2011) for aprovado na Câmara e, em seguida, transformado em lei, o Acre passará a ter duas horas a menos em relação a Brasília, e não mais uma hora de defasagem, como ocorre hoje - decisão que atenderá a desejo da maioria da população acreana, manifestado em plebiscito realizado durante as eleições de 2010.
O texto aprovado altera ainda o fuso horário em outros dois estados. O relator incorporou emendas dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para resgatar o fuso horário que vigorou de 1913 a 2008 no Pará e no extremo oeste do Amazonas.
Dessa forma, o substitutivo aprovado determina que o extremo oeste do Pará e a parte do Amazonas localizada a leste de uma linha imaginária que une o município de Tabatinga (AM) a Porto Acre (AC) terão uma hora a menos em relação a Brasília; o Acre e a parte do Amazonas localizada a oeste dessa linha imaginária terão duas horas de defasagem em relação ao horário de Brasília; o restante do Pará terá fuso idêntico ao de Brasília. A situação permanece inalterada nos demais estados brasileiros.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
Iara Altafin e Simone franco / Agência Senado08/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada retomada de fuso horário original do Acre
CAE aprova volta do antigo fuso horário do Acre
Sérgio Petecão reclama volta do antigo fuso horário do Acre
Petecão comemora possibilidade da volta do antigo fuso horário no Acre
Sérgio Petecão pede que CCJ aprove a volta do antigo fuso horário do Acre
Petecão: volta do antigo fuso horário no Acre só depende de medida administrativa