Voos domésticos têm alta de 9,3% em fevereiro e confirmam tendência de crescimento



O volume de passageiros transportados no mercado aéreo doméstico brasileiro em fevereiro de 2011 aumentou 9,34% em relação ao mesmo mês do ano passado. No mesmo período, a oferta aumentou 13,31%. A tendência de crescimento do mercado aéreo brasileiro se manteve, mas a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010: de 70,96% para 68,48%. 

Os Dados Comparativos Avançados foram divulgados nesta quinta-feira (17) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão disponíveis na Internet

O mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras também apresentou crescimento em relação a fevereiro de 2010. A oferta aumentou 13,28% e a demanda, 12,19%. A taxa de ocupação nas rotas internacionais passou de 75,35% para 74,62%.

 

Participação 

A Gol/Varig aparece na liderança do setor, com 39,77% do mercado doméstico, seguida pelo Grupo TAM (que compreende a TAM e a Pantanal), que possui 39,59%. As demais empresas ampliaram sua participação e representam 20,64% do mercado doméstico – a Azul tem 7,96%, a Webjet , 5,89%, a Trip aparece com 2,77%, enquanto a Avianca tem 2,58%. 

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a TAM manteve-se isolada na liderança do setor, com 85,85% do mercado. A Gol/Varig possui 12,92% e a Avianca, 1,22%.

 

Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

 

17/03/2011 19:32


Artigos Relacionados


Demanda de voos domésticos aumenta 12,9% em fevereiro, segundo Anac

Demanda por voos domésticos já acumula alta de 27,38% em 2010

Índices da criminalidade referentes ao quarto trimestre de 2000 confirmam tendência geral de queda

Demanda por voos domésticos cresce 9,06% em setembro

CAE quer empresas estrangeiras operando vôos domésticos

Empresas estrangeiras poderão operar voos domésticos