Votações de novos embaixadores devem ser retomadas em três semanas



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá retomar dentro de três semanas a votação de indicações de novos embaixadores brasileiros. O reinício das votações, como anunciou nesta quinta-feira (25) o presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ocorrerá após audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, marcada para 6 de abril.

A audiência ocorrerá em uma terça-feira. No dia seguinte (7 de abril), a comissão promoverá seminário sobre a Revisão do Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares, por iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). E na quinta-feira (8), a CRE participará de audiência pública conjunta com quatro outras comissões, com a presença do secretário nacional de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi. Somente no dia 15, dessa forma, devem ser retomadas as votações de novos embaixadores.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB) demonstraram preocupação com a interrupção das votações, determinada pelo presidente da comissão depois que seu partido, o PSDB, adotou uma postura crítica em relação à política externa brasileira. Ele decidiu retomar as votações somente depois de um debate com Celso Amorim.

- O que nos preocupa é a ideologização da política externa brasileira - disse Azeredo, ao informar que existem 12 mensagens de indicações de novos embaixadores tramitando na comissão.



25/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votações em Plenário devem ser retomadas na terça-feira; pauta tem dez medidas provisórias

Rollemberg espera decisão do STF sobre novos partidos em três semanas

CRE avalia os nomes de três novos embaixadores

CRE aprova escolha de três novos embaixadores

CRE aprova escolha de três novos embaixadores

Mensagens com indicação de três novos embaixadores estão na pauta da CRE