Waldeck Ornélas defende voto de pesar pela morte de Roberto Campos



Primeiro signatário do pedido de voto de pesar pela morte do ex-senador Roberto Campos, o senador Waldeck Ornélas (PFL-BA) lembrou que o economista foi o responsável maior pela criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Banco Nacional de Habitação (BNH), do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), da caderneta de poupança e de muitas outras modernizações na vida brasileira, incluindo a correção monetária.

Waldeck Ornélas afirmou que o ex-senador, reconhecido internacionalmente por sua capacidade e erudição, foi "um homem à frente do seu tempo", que "morreu feliz por ver a prevalência e a vitória de suas idéias".

O senador disse que a vida de Roberto Campos foi um "exemplo de coerência". Destacou sua participação na delegação brasileira que foi à Conferência de Bretton Woods - quando foram criados o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O economista também participou da criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras e foi peça-chave na elaboração do célebre Plano de Metas da gestão de Juscelino Kubitschek.

Embaixador do Brasil em Washington e Londres, Roberto Campos foi também ministro do Planejamento, senador pelo Mato Grosso - seu estado de origem - e deputado federal pelo Rio de Janeiro, acrescentou o senador pela Bahia. Waldeck Ornélas lembrou ainda que Campos escreveu diversos livros, acabando por integrar a Academia Brasileira de Letras.

10/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney apresenta voto de pesar pela morte de Roberto Civita

Senado aprova requerimentos de pesar pela morte de Roberto Marinho

Requerimento de pesar pela morte de Roberto Civita é lido em Plenário

Pedro Simon manifesta pesar pela morte dos jornalistas Ruy Mesquita e Roberto Civita

Waldeck Ornelas defende Os previdenciários

Aprovado voto de pesar pela morte de Arafat