Waldemir Moka defende diagnóstico preciso para o autismo
Em pronunciamento nesta quinta-feira (31), o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) sugeriu a realização de audiência pública com representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria e especialistas de diversas áreas da saúde como forma de estabelecer uma rotina no diagnostico do autismo.
Nesse sentido, Waldemir Moka saudou a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que nesta quinta promoveu uma audiência pública para debater a elaboração de uma Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é regulamentar ações da administração pública em favor da pessoa com autismo.
Waldemir Moka salientou que o estabelecimento preciso do diagnóstico é fundamental para o tratamento correto, tendo em vista que muitas crianças portadoras do distúrbio são tratadas de forma equivocada.
- O Senado deve ter uma postura de intermediação, chamar o problema para as comissões, estabelecer mecanismos no sentido de avançar no tratamento do autismo - afirmou, ressaltando que o debate ideal deve contar com a participação de pessoas e entidades que diariamente tratam do problema, como voluntários e entidades religiosas.
Em seu discurso, o senador também registrou audiência publica promovida nesta quinta-feira pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas. Na oportunidade, os parlamentares aprovaram a realização de um ciclo de debates para discutir o uso disseminado do crack.
Waldemir Moka lembrou que o crack torna as pessoas altamente dependentes e que o seu preço acessível tem feito com que a droga venha se espalhando pelo interior do país.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o problema da droga ameaça o futuro do país de forma trágica, sendo que o crack hoje é o problema mais grave de todos.
Enchentes
Em seu pronunciamento, Waldemir Moka pediu ainda a edição de medida provisória pelo Executivo destinando mais recursos para os 21 municípios de Mato Grosso atingidos por inundações provocadas pelas chuvas. Ele explicou que a medida provisória que destina recursos a esses municípios é insuficiente para atender os prejuízos provocados pelas enchentes.
31/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Waldemir Moka defende a redução dos juros na agricultura
Waldemir Moka defende regulamentação da profissão de cuidador de idoso
Waldemir Moka defende equilíbrio entre MP, magistratura e Defensoria
Waldemir Moka defende derrubada do veto parcial à Lei dos Royalties
Waldemir Moka defende aprovação do novo Código Florestal e da Emenda 29
Waldemir Moka defende atuação de Aldo Rebelo na relatoria do Código Florestal