Walter Pinheiro apoia ação de governadores, mas defende votação urgente de novo modelo do FPE



Autor da principal proposta de redefinição dos critérios do FPE em discussão no Senado, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) apoiou nesta terça-feira (22) a ação ajuizada por governadores de quatro estados pedindo mais prazo para a votação de um novo modelo pelo Congresso e a manutenção, enquanto isso, da divisão determinada pela Lei Complementar 62/1989.

VEJA MAIS

Walter Pinheiro disse que a ação é apropriada devido ao momento de insegurança jurídica, mas ressaltou que o prazo para a aprovação de nova lei não deve ser dilatado.

– Os governadores deveriam conversar com o Congresso Nacional para a gente aprovar em fevereiro pelo menos a proposta transitória, que foi o que eu propus. Aí nós teríamos uns três anos para discutir uma regra nova ou até para ratificar a proposta já aprovada – afirmou.

Os governadores da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco ajuizaram a ação direta de inconstitucionalidade por omissão no Supremo Tribunal Federal (STF) na segunda-feira (21). Nesta terça, o presidente em exercício da Corte, Ricardo Lewandowski, pediu que o Congresso se manifestasse a respeito, para decidir se será possível ou não conceder uma medida cautelar - o que, na prática, garantiria mais tempo para a votação de uma nova lei.

Na semana passada, o Tesouro Nacional fez o repasse do FPE referente aos dez primeiros dias deste ano, mantendo os critérios antigos, com base em entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU).

Proposta

O substitutivo proposto por Pinheiro mantém para 2013 um piso equivalente ao montante que cada estado recebeu em 2012. O excedente seria redistribuído em 85% para Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15% para Sul e Sudeste. Dentro de cada região, a divisão se daria com base na população e na renda domiciliar per capita.

As oito propostas sobre o tema que tramitam em conjunto – as principais são o PLS 192/2011 e o PLS 289/2011 – estão na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde o relator é Vital do Rêgo (PMDB-PB). Pinheiro deve ser relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



22/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro apoia reivindicações de governadores do Norte e Nordeste

Walter Pinheiro defende aprovação do novo FPE até 12 de dezembro

Walter Pinheiro defende votação de novas regras do FPE já em fevereiro

Walter Pinheiro defende urgência na votação das novas regras de distribuição do FPE

Walter Pinheiro defende novo pacto federativo e fortalecimento do PT nas eleições municipais

Walter Pinheiro apoia novos Tribunais Regionais Federais