Walter Pinheiro destaca ações do governo baiano para aumentar rede de hospitais para o combate ao câncer




Matéria atualizada às 16h01 do dia 23/08

A experiência da Fundação Pio XII, instituição que atua no combate ao câncer de crianças e adultos no município de Barretos (SP), precisa ser estendida a municípios baianos. Foi o que disse em Plenário, nesta segunda-feira (22), o senador Walter Pinheiro (PT-BA), ao registrar a inauguração de uma nova ala do Hospital do Câncer de Barretos, batizada com o nome da cantora baiana Ivete Sangalo.

O senador destacou a intenção do governador da Bahia, Jacques Wagner, de aumentar a rede de hospitais dedicados ao combate ao câncer.

- A experiência empreendida em Barretos, na área de oncologia, é muito importante, e estamos querendo levar parte dela para expandir esse serviço na Bahia. Essa visita de hoje foi para que o governador [Jacques Wagner] pudesse dar sequência àquilo que ele, inclusive durante a campanha, anunciou, que era a ideia de expandir as unidades de tratamento de oncologia na Bahia - explicou Pinheiro.

De acordo com o senador, a idéia é levar unidades para as cidades baianas de Juazeiro e Lauro de Freitas. No primeiro município, explicou, já existe um convênio com a Fundação Pio XII, e em Lauro de Feitas existe um imóvel que já foi um hospital, mas que está fechado.

- É importante salientar que, nesses primeiros quatro anos de governo [de Jacques Wagner], contabilizamos a construção de quatro, digo, cinco hospitais. Aliás, um dos hospitais - por isso cheguei a falar em quatro -, na realidade, durante 20 anos lutamos para consolidá-lo como Hospital Regional, localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus - explicou.

Aeroporto

Em seu discurso, Walter Pinheiro também cobrou mais investimentos para o município de Lauro de Freitas, que abriga parte do aeroporto de Salvador e é rota de passagem para as atrações do litoral norte, como a Praia do Forte e Mangue Seco.

Ainda em relação a Lauro de Freitas, o senador explicou que o governo baiano avalia a implantação de um novo modal de transporte visando a preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014. O projeto contempla ainda a utilização de um metrô de superfície ligando a Avenida Bonocô até Lauro de Freitas.

O esforço, segundo ele, é para que seja atendida a população de Lauro de Freitas, que em grande parte trabalha no Pólo Petroquímico de Camaçari e em Salvador.



22/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro elogia projetos de energia alternativa do governo baiano

Walter Pinheiro comenta ações do governo federal para fomentar economia

Walter Pinheiro presta solidariedade a Lula no tratamento do câncer e exalta seu governo

Lídice da Mata destaca ações do governo baiano em prol de crianças e adolescentes

Hospitais se unem para combate ao câncer

Walter Pinheiro destaca desenvolvimento social obtido no governo Lula