Walter Pinheiro elogia empenho do Ministério da Educação na formação de médicos
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), em pronunciamento nesta quarta-feira (6), elogiou as iniciativas do Ministério da Educação que têm levado ao aumento de vagas nos cursos de Medicina de modo a estimular a formação de novos profissionais e mantê-los nas regiões mais carentes. O parlamentar deu ênfase à ampliação das atividades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que recebeu autorização do ministério para oferecer curso de Medicina na unidade de Santo Antônio de Jesus.
- Quero salientar o trabalho que foi comandado pelo nosso governador Jacques Wagner e pela bancada federal da Bahia, para que essa vitória pudesse ser hoje consagrada e comemorada por todos os baianos de todas as regiões – declarou.
Para o senador, a fundação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em 2006, foi uma vitória expressiva do povo de seu estado. Conforme lembrou, a Bahia passou quase 60 anos com uma única universidade, “quase punindo todas as famílias” com a dificuldade dos pais para manter seus filhos estudando em Salvador.
Walter Pinheiro informou que, de acordo com o plano de expansão anunciado na terça-feira (5) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o número de vagas em faculdades de Medicina crescerá 15%. Ele elogiou a ênfase na criação de novas vagas no Norte e no Nordeste, salientando que essas regiões registram maior carência de profissionais de saúde.
- A proposta é manter os médicos em sua localidade de formação, para evitar essa história de que alguém vai, faz um curso nessa região, forma-se e depois migra para outros centros. Aí a carência de profissionais nessa área continua.
06/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro propõe piso salarial para trabalhadores com formação universitária
Walter Pinheiro elogia medidas de incentivo á indústria
Walter Pinheiro elogia aprovação de MP com mudanças nos Correios e na ANP
Walter Pinheiro elogia programa Brasil sem Miséria
Walter Pinheiro elogia o 'PAC Mobilidade Grandes Cidades'
Walter Pinheiro elogia criação de empresa de caráter individual