Walter Pinheiro sugere que Executivo e Legislativo trabalhem juntos em relação à espionagem americana
Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (3), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) sugeriu ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que os Poderes Legislativo e Executivo criem um grupo de trabalho em conjunto para tratar dos assuntos relativos às denúncias de espionagem internacional praticada pelos Estados Unidos. Presidindo a sessão, Renan apoiou o encaminhamento de Pinheiro, que é membro da CPI da Espionagem.
- Isso não é uma coisa qualquer. Isso extrapola as questões pessoais, invade o cenário econômico. Não se trata só da violação de um indivíduo, não se trata só da invasão grave à Chefa de Estado deste país, mas é a violação de tratados e direitos internacionais – disse.
Pinheiro sugere que trabalhem em conjunto os Ministérios da Justiça, das Comunicações, das Relações Exteriores e integrantes das comissões de Relações Exteriores da Câmara e Senado e da CPI. Para o senador, a espionagem fere tratados internacionais, “agride a privacidade do povo brasileiro, viola os direitos individuais e fere de forma irreparável nossa estrutura como nação”.
- O governo brasileiro não pode achar que vai enfrentar isso sem a participação do Parlamento; nem o Parlamento enfrentar isso sem a participação do governo. São ações em que vamos ter de colocar o dedo na ferida de alguns tratados e assumir posições compartilhadas com outros países – observou.
03/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro defende a liberdade na internet e critica espionagem americana
Vídeo | Walter Pinheiro quer ampliar debate em investigação de espionagem
Walter Pinheiro propõe CPI para investigar relação de Demóstenes com Cachoeira
Walter Pinheiro sugere política de prevenção de desastre
Walter Pinheiro diz que voto aberto resgata compromisso do Legislativo
Walter Pinheiro sugere votação de projeto que está na CCJ para resolver questão do FPE