Wellington cobra decisão do Supremo sobre partilha dos royalties



Autor do projeto que resultou na Lei 12.734/2012, com novas regras de distribuição dos royalties do petróleo, o senador Wellington Dias (PT-PI) está solicitando aos integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado, além de governadores e prefeitos, que enviem pedido para que a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, apresente o seu voto a respeito da liminar que considera essa lei inconstitucional.

Wellington Dias afirma que a vontade do povo, expressa pelo Congresso Nacional, foi transformada em lei. Essa lei, diz ele, distribui de forma justa R$ 25 bilhões, desde o mês de abril deste ano para estados e municípios, valores que só não foram pagos até agora por causa da liminar concedida pela ministra, a qual impede a aplicação da lei.

- Tenho feito um apelo aos municípios, Câmaras de Vereadores, prefeitos, governadores, Assembleias Legislativas e parlamentares de outros estados para que eles encaminhem uma manifestação à ministra Carmen Lúcia e aos membros dos três Poderes pedindo a apreciação da matéria. Não pode uma vontade do povo, expressa em lei, ficar por tempo indeterminado sem uma resposta. A própria ministra disse que precisava de 30 dias para que pudesse apresentar seu relatório – afirmou o senador em entrevista.

De acordo com Wellington Dias, municípios brasileiros estão passando por severo sufoco financeiro. Como exemplo, ele disse que o estado do Piauí receberia imediatamente, nos primeiros 12 meses após a lei, cerca de R$ 360 milhões, o que não ocorreu pela falta da análise da liminar da ministra.

- Espero que seja mantida a lei porque ela é constitucional, disso eu tenho segurança - afirmou o senador.

A lei a que ele se refere trata da distribuição dos recursos oriundos do petróleo entre União, estados, Distrito Federal e  municípios.



22/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias acelera conversações sobre alternativa de partilha de 'royalties' do pré-sal

Wellington Dias pede solução para partilha dos 'royalties' do pré-sal

Congresso recorre de decisão do Supremo que suspendeu parte da Lei dos Royalties

Sarney rebate acusações de parcialidade na discussão sobre partilha dos 'royalties'

Projeto sobre 'royalties' e partilha de produção do petróleo poderá ser alterado no Senado

Acordo sobre MPs abrirá caminho para votação de projeto sobre 'royalties', prevê Wellington Dias