Wellington Dias: convivência com o semiárido tem que estar nos currículos escolares da região



Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (20), o senador Wellington Dias (PT-PI) destacou a importância de uma educação específica para a população nordestina que vive em meio ao semiárido, inclusive para aproveitar melhor o potencial econômico da região.

– A população precisa ser qualificada desde a infância para a convivência com o semiárido – declarou.

Dessa forma, explicou o senador, as pessoas podem ter consciência das microbacias hidrográficas em que vivem, perceber a importância dos rios e das águas subterrâneas e distinguir quais plantas e animais se adaptam melhor à região. E, quando certas plantas e animais não “conviverem” bem com o semiárido, será possível saber como lidar com isso justamente porque se conhecerá o respectivo ecossistema – ele citou o exemplo do uso de lençóis freáticos para a irrigação de plantações.

– É preciso introduzir uma cultura de produção que conviva bem com o semiárido – reiterou.

O senador disse que, no Piauí, onde já foi governador, o conceito de convivência com o semiárido foi incorporado ao currículo escolar desde a pré-escola. Segundo ele, essa aposta na educação já rende resultados práticos em alguns municípios do estado, onde estaria aumentando a produção de caprinos e a criação de abelhas.

– A educação é a base de tudo. O semiárido não é lugar para pobreza – declarou.

Wellington Dias ressaltou que nem todos os livros escolares deveriam ser iguais em todo o país. Como exemplo, ele apontou os livros de geografia e os que tratam de questões ambientais, que, na sua avaliação, deveriam ser diferentes conforme a região do país, “pois é necessário preparar o ser humano a compreender seu habitat e suas especificidades”.



20/04/2012

Agência Senado


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