Senado pode incluir informática nos currículos escolares
Relator da matéria na Comissão de Educação, o senador Nilo Teixeira Campos (PSDB-RJ) lamentou que, em razão das desigualdades vividas pelo Brasil, grande parcela da população não tenha acesso à aprendizagem da informática. Conseqüentemente, disse ele, parte significativa desse contingente encontra barreiras intransponíveis para ingressar no mercado de trabalho, daí por que o Senado deve aprovar o projeto.
Quinta-feira, o Senado inicia a discussão, em segundo turno, de duas propostas de emenda constitucional. A primeira, do senador Jefferson Péres (PDT-AM), institui o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental, destinado a promover o crescimento econômico da região, em harmonia com a preservação do seu meio ambiente.
Destinada a contemplar os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, o a proposta foi aprovada, em primeiro turno, nos termos de um substitutivo do senador Bernardo Cabral (PFL-AM). Os recursos do fundo serão aplicados em obras e programas realizados nos municípios desses estados, exceto nas capitais.
A outra PEC que começa a ser discutida é a do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que trata da nomeação de integrantes de tribunais de contas mediante concurso. Definindo esse método como instrumento concretizador dos princípios da impessoalidade e moralidade administrativa, Álvaro Dias argumenta que o concurso já é exigido para ingresso nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público, devendo ser adotado também nos tribunais de contas.
02/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Informática poderá entrar nos currículos escolares
Volta à CE projeto que inclui informática nos currículos escolares
Currículos escolares poderão incluir o tema da violência contra a mulher
BENEDITA QUER INFORMÁTICA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS
CE aprova inclusão da matéria Informática nos currículos do 1º e 2º graus
Noções de cidadania poderão integrar os currículos escolares