Wellington Dias defende beneficios a agricultores endividados
Em pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (14), o senador Wellington Dias (PI), líder do PT no Senado, registrou sua participação em reunião com a presidente Dilma Rousseff e lideranças do partido no Nordeste, em que foi solicitada a revisão das execuções de produtores rurais endividados.
O parlamentar lembrou que a região passou por "momentos duros" recentemente, seja com perdas causadas pela estiagem ou pelas enchentes. Ele considerou fundamentais avanços como os propostos pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator da Medida Provisória 610/2013, como a renegociação das dívidas com até 80% de descontos.
A chamada MP da Seca, transformada na Lei Ordinária 12.844/2013, amplia o valor do Benefício Garantia-Safra para 2011/2012; aumenta o Auxílio Emergencial Financeiro, relativo aos desastres ocorridos em 2012; autoriza a distribuição de milho para venda a pequenos criadores; e institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural. A presidente da República rejeitou 85 itens do projeto de lei de conversão (PLV) resultante da medida provisória.
Os vetos serão apreciados na próxima sessão do Congresso Nacional, na terça-feira (20).
Nas galerias do Plenário, representantes de agricultores, em defesa da derrubada dos vetos, aplaudiram o discurso do senador.
14/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias defende renegociação de dívidas de pequenos agricultores
Wellington Dias pede ao governo reconhecimento das perdas de pequenos agricultores do Piauí
Wellington Dias acredita em rápida solução para dívidas de agricultores nordestinos
Renan cobra compromisso do Ministério da Fazenda com agricultores endividados
Wellington Dias defende incentivos à aviação regional
Wellington Dias defende política energética do governo