Renan cobra compromisso do Ministério da Fazenda com agricultores endividados
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) solicitou em Plenário, nesta quinta-feira (11), ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, o compromisso público de solucionar urgentemente o problema do endividamento dos agricultores brasileiros, especialmente da Região Nordeste. O senador condicionou a aprovação da Medida Provisória 470/09 a um compromisso da área econômica com a solução dessa questão.
Reconhecendo a boa vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resolver o problema, Renan criticou a área econômica do governo, acusando os técnicos do Ministério da Fazenda de "falta de sensibilidade" para com os pequenos agricultores nordestinos.
Mesmo tendo o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), garantido que a questão seria resolvida por determinação do presidente Lula, Renan manteve sua determinação de apenas votar a MP 470/09 após um pronunciamento do ministro da Fazenda no sentido de solucionara questão das dívidas dos agricultores do Nordeste.
Com o objetivo de dar tempo ao Ministério da Fazenda para que se pronunciasse sobre o assunto, a ordem do dia da sessão plenária foi suspensa por 30 minutos pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Em apartes os senadores José Agripino (DEM-RN) e Efraim Morais (DEM-PB) manifestaram seu apoio a Renan.
11/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Representante do Ministério da Fazenda diz que socorrer produtores endividados não resolve o problema
Wellington Dias defende beneficios a agricultores endividados
AMIN COBRA PRESENÇA DE AUTORIDADES DO MINISTÉRIO DA FAZENDA NA CAE
Casildo cobra do Ministério da Fazenda regulamentação do Plano Safra 2013/2014
MALDANER COBRA DE FHC COMPROMISSO COM SOCIAL
CNI cobra compromisso fiscal mais rigoroso do governo