Wellington Dias homenageia PT e Apolônio de Carvalho




Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (9), o senador Wellington Dias (PT-PI) parabenizou seu partido, que completa 32 anos na sexta-feira (10). O senador disse que o PT é o único partido de sua vida.

Wellington Dias lembrou que o PT participou da luta pela democracia, pelas eleições diretas e pela liberdade de imprensa. O senador informou que na festa em que será comemorado o aniversário do partido, em Brasília, está prevista a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador cumprimentou todos os filiados ao partido, citando, em especial, sua esposa, a deputada Rejane Dias (PT-PI), e o governador da Bahia, Jacques Wagner.

Apolônio Carvalho

Wellington Dias também fez uma homenagem a Apolônio de Carvalho, que faria 100 anos nesta quinta. O senador relembrou a biografia do militante comunista que nasceu em Corumbá (MS), em 1912, e morreu no Rio de Janeiro, em 2005.

Apolônio, disse o senador, era chamado pelo escritor baiano Jorge Amado de "o herói de três pátrias", por ter participado da guerra civil espanhola e da resistência francesa contra os nazistas, além de ter lutado contra a ditadura militar no Brasil. Apolônio militou no partido comunista e foi exilado. No retorno do exílio, participou da fundação do PT, em 1980.

- Apolônio foi um exemplo de militante internacionalista e um otimista incorrigível - disse o senador.



09/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes pede revisão de promoção de Apolônio de Carvalho

Wellington Dias lamenta morte do escritor O. G. Rego de Carvalho

Wellington Dias homenageia educadores do Piauí

Wellington Dias homenageia lideranças e filiados pelos 31 anos do PT

Mostra Cinema e Direitos Humanos homenageia Vladimir Carvalho

Alvaro Dias quer indiciamento de Gilberto Carvalho e José Dirceu