Wellington Roberto defende unificação das corporações



Uma das ações prioritárias para combater o aumento da violência no país deve ser, na opinião do senador Wellington Roberto (PMDB-PB), a unificação das polícias civil e militar. Para o parlamentar, além dessa providência seria fundamental que fossem alocadas mais verbas para o setor de segurança pública.

Wellington lembrou que existem atualmente no Congresso Nacional cerca de 2 mil projetos com medidas para coibir e punir a violência, de que boa parte deve merecer maior atenção nos próximos meses por parte dos parlamentares.

- O Congresso terá participação bastante ativa nesse quadro de alterações que deve acontecer na área de segurança do país, independente das bancadas dos estados ou partidárias - previu o senador, acrescentando que tanto a Câmara quanto o Senado estarão mobilizados para votar rápido as matérias que atendam as solicitações da sociedade por menos violência.

Ele citou, por exemplo, o projeto que impede a venda de armas no território nacional e para a qual o governo pediu apoio das duas Casas legislativas.

- Eu acredito que essa proposta é viável e deve ser analisada logo no início dos trabalhos legislativos, bem como a que inclui a participação da Polícia Federal nas investigações sobre alguns tipos de crimes, como o seqüestro, por exemplo. Penso que também o Exército brasileiro deve ser convocado - disse.

O senador pela Paraíba afirmou ainda sua confiança no trabalho da comissão formada por 19 deputados e 19 senadores, que irá percorrer todos os estados brasileiros colhendo a opinião de autoridades políticas e de segurança para elaboração de um relatório do panorama e de sugestões.

- O mais tardar no início de abril, esse relatório estará sendo apresentado pela comissão para auxiliar o país a resolver, urgentemente, esse grande problema - disse Wellington Roberto.



01/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Roberto defende redução do déficit de casas populares

SENADO EMPOSSA WELLINGTON ROBERTO

Collor defende novamente depoimento à CPI de Roberto Civita, Policarpo Júnior e Roberto Gurgel

Deputado Wellington Roberto será o relator da LDO para 2010

Arquivada denúncia contra os senadores Ney Suassuna e Wellington Roberto

Wellington Roberto propõe anistia de 50% das dívidas dos pequenos produtores rurais