Wellington Salgado despede-se do Senado depois de cinco anos



O senador Wellington Salgado (PMDB-MG), que se despediu da Casa depois de cinco anos de exercício do mandato, transmitiu ao Plenário sua percepção sobre o Senado. Segundo ele, a instituição que conhecia de fora era "vetusta, ponderada, conciliadora e coesa". A que o acolheu já não despontava todas essas características: ele disse ter percebido "uma competição arrojada, fratricida e carregada pela sofreguidão em busca do poder". De acordo com o senador, "muitas vezes os interesses pessoais estiveram acima da importância que tem o Senado para a federação brasileira".

Mesmo assim, ele elogiou o quadro de funcionários, que considerou altamente qualificado e dedicado. Destacou a capacidade técnica da Consultoria Legislativa, que considerou um dos órgãos mais expressivos e respeitados da Casa, e o "fantástico acervo" da Biblioteca.

O senador reconheceu também o trabalho dos meios de comunicação do Senado, "responsáveis pela divulgação diária de nossa atuação parlamentar". Disse que hoje o senador fala para milhões de brasileiros ao mesmo tempo e tem a oportunidade de mostrar à sociedade e aos seus eleitores "o que representa seu mandato, sua atuação política e a instituição para o fortalecimento da democracia".

- Convém destacar que toda essa eficiência, pontualidade, competência e todo esse aparato tecnológico de informação fazem do Senado Federal uma das Casas legislativas mais modernas do mundo - disse.

Homenagens

Wellington Salgado, que deixa o Senado com o retorno do titular da cadeira, Hélio Costa (PMDB-MG), anunciou que vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele foi homenageado por todos os senadores presentes no Plenário, recebendo elogios até de adversários na política nacional e regional, como o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).



30/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Salgado quer TV Senado 24 horas no ar

Wellington Salgado lamenta "submissão" do Senado ao Poder Judiciário

Wellington Salgado reclama de críticas ao governo Lula no Senado

Tasso e Wellington Salgado discutem reforma administrativa do Senado

Wellington Salgado: 'Senado mostrou que a democracia não precisa ser tão cara'

Cristovam prega a saída de Sarney e Wellington Salgado defende o presidente do Senado