Wilder Morais defende medidas de fortalecimento do municípios



O senador Wilder Morais (DEM-GO) defendeu nesta quarta-feira (13) a aprovação de proposições de sua autoria para o fortalecimento financeiro dos municípios. Para o senador, é preciso rever o pacto federativo e  reorganizar as atribuições dos entes da federação, já que os municípios estão sobrecarregados.

O parlamentar lembrou que desde a Constituição de 1988 os municípios assumiram mais obrigações com a saúde e a educação, por exemplo. Wilder Morais disse que os municípios brasileiros gastaram R$ 19 bilhões em 2011 para oferecer à população serviços que deveriam ser custeados pela União e pelos estados.

- Isso é um desequilíbrio enorme nas finanças públicas municipais – criticou.

Entre as proposições apresentadas pelo senador para solucionar o problema está a PEC 68/2012, que veda à União a possibilidade de instituir isenções de impostos de sua competência cuja arrecadação seja repartida com os estados, O Distrito Federal e os municípios sem a proporcional compensação financeira.

Já a PEC 69/2012 busca elevar os repasses de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios. O senador calcula que, caso as regras propostas por ele estivessem em vigor, os municípios teriam recebido R$ 14 bilhões a mais.

Outro projeto proposto por Wilder Morais (PLS 56/2013)  busca tornar obrigatória a criação de equipes de transição entre titulares do Poder Executivo. O projeto nasceu de conversas do senador com prefeitos de Goiás.

- Entendo que isso é fundamental para que o candidato eleito assuma o cargo conhecendo a realidade do seu município de maneira que possa adotar medidas concretas para por em prática seu programa de governo – defendeu.



13/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilder Morais defende concessão de incentivos fiscais ao desenvolvimento regional

Wilder Morais: plebiscito não atenderá anseios do povo

Wilder Morais teme consequências da reforma do ICMS

Wilder Morais critica unificação da alíquotas do ICMS

Wilder Morais é empresário e foi secretário de Infraestrutura de Goiás

Wilder Morais toma posse na vaga de Demóstenes Torres